Olá, pessoal! Tudo bem? O tempo está mesmo uma montanha-russa para quem lida na agricultura! Se na semana passada o receio era por conta do frio e da chuva, eis que iniciamos esta semana com o contrário: altas temperaturas! No domingo as máximas chegaram a 35, 36 graus aqui na região. Isso é muito nocivo para culturas mais frágeis, como o tabaco, que poucos dias antes estava em área inundada pela água. Ontem de tarde a chuva já retornou, e com isso a temperatura recuou.
Como a previsão é de mais chuvas nos próximos dias, é certo que é mais uma semana em que será quase impossível fazer alguma tarefa nas lavouras, que estão encharcadas. Se tudo correr bem, a expectativa é de que aqui em casa iniciemos a colheita na semana que vem, na área plantada mais ao cedo, no fim de junho. Em toda a região, muita gente já está colhendo, e alguns aproveitaram o fim de semana para isso, pois sabiam que voltaria a chover logo.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: dias de mormaço e ameaça de mais chuva
Publicidade
A chuva simplesmente destruiu as mudas
Aqui em casa, nem o frio, nem o sol forte chegaram a causar problemas maiores nas lavouras. Mas é bem diferente o cenário em outras regiões do Sul do Brasil. A foto acima foi enviada pelo produtor Julieser Noremberg, de Solides, primeiro distrito de Canguçu. É uma área em que ele e a família tinham plantado 12 mil pés de tabaco. Com a chuva forte da semana passada, nada sobrou! As mudinhas ainda estavam frágeis, e simplesmente foram destruídas pela força da água. Nessa plantação, ele sabe que não há mais nada a fazer. O que o consola é que havia semeado canteiros para fazer mais algumas mudas, que planejava vender. Agora pensa em replantar essa lavoura, mesmo que em época bem mais tardia do que seria o ideal naquela região.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chuvas torrenciais em toda a região
Uma força-tarefa em defesa do tabaco
Na semana passada, na terça e na quarta-feira, estive em Brasília, onde acompanhei, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o lançamento do Grupo de Trabalho dos Legislativos de todo o Sul do Brasil em defesa da cultura do tabaco. Na foto acima, estão os participantes que ainda se encontravam no recinto ao final do encontro. O produtor Julieser Noremberg, de Canguçu, do comentário acima, também esteve por lá. É uma grande força-tarefa que visa esclarecer e pressionar o governo federal em relação à posição brasileira a ser levada à COP 10, em novembro, no Panamá.
Publicidade
Deixo aqui também votos antecipados a todos pelo 20 de setembro, amanhã, quando comemoramos o Dia do Gaúcho! Parabéns!
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade