Olá, pessoal! Tudo bem? Finalmente temos uma semana que começa com tempo bom, ensolarado, para que os produtores possam agilizar as tarefas na lavoura. Essa segunda-feira, 22, iniciou com um clima quase de primavera, e as famílias certamente vão se dedicar ao máximo aos trabalhos de preparação da terra para o plantio. Aqui em casa também vamos aproveitar para transplantar o tabaco, mas o ritmo está bem mais lento do que nos anos anteriores, pois as mudas precisam de mais sol para se desenvolver plenamente e se fixarem bem no solo. Além do tabaco, também é época de encaminhar o plantio de outras culturas, como milho, feijão, batatinha e dos alimentos para a subsistência da família. Serão, a partir de agora, semanas com muito trabalho em todo o meio rural.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: nesta semana vai iniciar o plantio de tabaco
E esta também é uma semana com feriado, nas celebrações do Dia do Colono e do Motorista, na próxima quinta-feira, 25. Mas em todo o meio rural dificilmente os agricultores poderão interromper as tarefas, devendo aproveitar o clima favorável para os trabalhos de preparação da terra. Isso não significa que as famílias não comemoram essa data, o que deve acontecer nos finais de semana. No último domingo, 21, participei do desfile de tratores e de máquinas agrícolas em Linha João Alves. Também no próximo final de semana deve haver programação festiva em muitas comunidades em toda a região.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: frio e umidade são riscos para o tabaco
O Dia do Colono e do Motorista é uma data muito especial. Eu, que também apresento programa musical na Rádio Gazeta FM 107,9, sempre consigo avaliar o quanto os valores e o legado que nos deixaram os primeiros imigrantes alemães, que chegaram ao Estado há 200 anos, seguem presentes nos três estados do Sul do Brasil. E, junto com a memória dos colonos, também a importância dos motoristas precisa ser salientada. A esses dois personagens, o colono e o motorista, deixo meus parabéns por essa data e pela contribuição tão valiosa que dão à região, ao Estado e ao Brasil, uns produzindo riquezas e outros transportando elas, seja para abastecer o comércio local, regional ou nacional, seja para as exportações.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.