Colunistas

Por dentro da safra: enfim veio a chuva para amenizar o calor

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com muito calor e tempo seco na região. Menos mal que nessa segunda-feira, ao longo da tarde, vieram algumas chuvas para amenizar as altas temperaturas. Em nossa propriedade, estamos em meio à secagem de três estufas com tabaco, uma dos meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, e duas minhas e de minha esposa Louvane. Conforme o tempo, o plano é voltar a colher provavelmente na sexta-feira. Enquanto isso, nas áreas onde concluímos a colheita estamos fazendo a destruição das soqueiras, até para evitar que fiquem pragas ou doenças nos restos culturais. Nessa área vamos plantar milho ou fazer adubação verde.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: veio a chuva, e com ela também o granizo 

Tem gente que já concluiu a colheita!

Os leitores da coluna talvez lembrem que no início de setembro citamos por aqui que o casal Roberto Repplinger e Rosane Melz, da localidade de Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz do Sul, havia começado a colher tabaco, plantado bem no cedo, pois a área deles permite essa antecipação. Haviam plantado 20 mil pés, de 40 mil no total, na primeira quinzena de junho. Pois nessa segunda o Roberto nos enviou a foto abaixo para mostrar que já concluíram a colheita. Ou seja, nos primeiros dias de dezembro, estão com as folhas todas já em casa, e assim escapam do risco da falta de chuva e também do sol forte do verão. E deu um produto de excelente qualidade e com boa produtividade.

Publicidade

Roberto Repplinger e Rosane Melz já concluíram a colheita

LEIA MAIS: Por dentro da safra: vento forte e seco, ruim para a agricultura

E outros que recém começam essa safra

Se tem gente concluindo a colheita, outros estão começando. É o caso da família Krul, de Paulo Frontin, no Paraná. O Cláudio, que fez a selfie da foto abaixo, tem 30 anos, e planta com os irmãos Adilson e Edinei, juntamente com os seus pais, já aposentados. Nessa safra eles plantaram 80 mil pés, 25 mil de variedades precoces e o resto de ciclo normal. Choveu muito naquela região, mas o ritmo de início da safra está normal, e agora começaram a retirada da baixeira. Por lá, ainda tem bastante trabalho pela frente.

No Paraná, família Krul está começando a safra

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: colheita avança na propriedade

Publicidade

Uma cultura com muitos ciclos diferentes

Na última terça-feira, eu e o Alan Toigo, colega da página Fumicultores do Brasil, fomos a São Lourenço do Sul (RS) para prestigiar a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. Aqui, deixo votos de ótima safra tanto para os que já finalizam a colheita, como o Roberto e a Rosane, quanto para os que estão começando, como os Krul, no Paraná. Sucesso para todos na agricultura!

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.