Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: enfim a volta do sol, em pleno Dia de São João

Olá, pessoal! Tudo bem? Até que enfim iniciamos uma semana com tempo estável. Depois da chuva que caiu por vários dias ao longo da semana passada na região, e ainda nesse domingo, 23, a segunda-feira, 24, começou nublada, e o sol se firmou na parte da tarde. Assim, agora vamos seguir nos trabalhos de manutenção dos canteiros em nossa propriedade, e a maioria dos produtores de tabaco no Vale do Rio Pardo igualmente se ocupa das mesmas tarefas.

Se o tempo seguir mais firme agora, como se espera, com a chegada do frio, será a chance de preparar as lavouras para o plantio de tabaco na primeira ou segunda semana de julho. Nessa segunda foi comemorado Dia de São João, mas a maioria das pessoas na região não estava nem com ânimo e muito menos com clima para festejos.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: mais uma semana com instabilidade

Publicidade

Temporal causou estragos em muitas áreas

Lavoura da família de Rafael Dias Desan, na localidade de Quitéria, no interior de São Jerônimo, foi danificada pelo temporal

Na região de Santa Cruz do Sul, os temporais e a chuvarada do final de semana não chegaram a causar estragos, mas em outras áreas gaúchas isso aconteceu. A foto acima mostra a lavoura da família de Rafael Dias Desan, na localidade de Quitéria, no interior de São Jerônimo. Na madrugada de sábado, 22, para domingo, o temporal provocou danos muito sérios ao tabaco. Com isso, além dos contratempos já trazidos pelas chuvas e pela enchente, o ocorrido desse fim de semana comprometeu o bom resultado que poderia vir da nova safra de tabaco. Em questão de minutos, o esforço de semanas se foi por causa do clima.

LEIA TAMBÉM: Por dentro safra: enfim, uma semana que começa com sol

Em Witmarsun (SC), o tabaco vem bonito!

Tabaco está em bom desenvolvimento na propriedade de Geovane Brunner, em Witmarsun (SC)

Se os produtores de tabaco do Rio Grande do Sul convivem com a angústia de não saber como o tempo se comportará a cada nova semana, em outras áreas do Sul do Brasil o clima tem colaborado bem mais. É o caso da região de Witmarsun, em Santa Catarina, de onde o produtor Geovane Brunner nos enviou a foto acima.

Publicidade

Ele e a família fizeram a semeadura em 9 de março e plantaram no dia 1º de maio. Conforme ele, as plantas vêm que é um espetáculo. A chuva por lá tem sido praticamente normal, e com isso o tabaco e todas as demais culturas agrícolas podem se desenvolver plenamente.

São as diferentes realidades em uma mesma região do Brasil, com uns suportando imensos desafios em virtude da enchente, e outros acreditando em uma safra boa. Espera-se que o clima fique mais estável para todos o quanto antes, e que finalmente os agricultores possam de novo fazer planos e ter a confiança de acreditar que poderão torná-los realidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que vocêprecisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.