Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com clima seco e abafamento na região, e com muita umidade no ar. Essa condição climática favorece o surgimento de doenças nas plantas. Para se ter uma ideia, nas nossas mudas de tabaco, já em vias de transplante, apareceu a antracnose, mancha que ataca a folha, resseca ela e se espalha muito rápido, até abrindo brechas para o surgimento de outros problemas.
Entramos em contato com o agrônomo da empresa à qual somos vinculados e logo fizemos a aplicação de defensivo. Como há previsão de chuva para o meio da semana, e depois o tempo deve ficar firme de novo, a tendência é de que a gente logo faça o plantio de uma primeira lavoura, em área de cascalho, de 10 a 11 mil pés. É algo inédito para nós, plantar tabaco em junho, mas os vizinhos já estão bem adiantados na tarefa, e é uma estratégia para escapar dos dias de muito calor depois no verão.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chegada do frio mais forte à região
Publicidade
Se a expectativa é de iniciar o plantio de tabaco nesta semana, em outra frente é época de colheita: no caso, da batatinha! Minha mãe, dona Rosa, sempre que pode vai até a lavoura para arrancar mais uma porção. Essa foi plantada em fevereiro, e está a capricho para servir de alimento ao longo do ano para nossa família. Ao mesmo tempo, outra área já foi plantada, como a mãe sempre faz, em pleno 24 de junho, Dia de São João, já para o novo ciclo.
Na coluna da semana passada referi que iríamos, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, a Holambra, em São Paulo, para participar da Hortitec. E assim fizemos. Estivemos por lá na quarta, 21, e na quinta-feira, 22, no estande da MecPlant. E não é que por lá encontrei mais uma comitiva de agricultores de Santa Cruz do Sul? Eles estavam igualmente visitando o evento, para conhecer novas tecnologias. Na foto acima, estou ao lado dos produtores Janio Luiz Junkherr, Oneide Junkherr, Ditmar Lessing e Jair Carlos Dummer. Foi um encontro de santa-cruzenses no maior evento da horticultura e da floricultura no Brasil!
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: lagartas atacam as mudinhas de tabaco
Publicidade
Nesta quarta-feira, 28, eu e minha esposa Louvane iremos a Araranguá, em Santa Catarina. Vamos visitar a empresa Irmãos Francisco, fabricante da máquina auxiliadora de colheita que adquirimos para nossa propriedade. Vamos buscar, de lá, um equipamento que testaremos aqui em casa, e que pretendemos acoplar para aplicar adubo na lavoura. Se funcionar, será mais um recurso valioso para uso da máquina, além da colheita e da pulverização, em que ela já é adotada.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.