Categories: InstagramRegional

Por dentro da safra: e vamos para mais uma temporada!

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Iniciamos, com muita alegria, mais uma temporada desta coluna, a quinta, que acompanha o desenvolver da safra de tabaco em todo o Sul do Brasil. Para mim, é uma honra atualizar para vocês, a cada semana, pela Gazeta do Sul, os ciclos da cultura. E retornamos já com os trabalhos a mil para o ciclo 2022/2023 aqui em nossa propriedade, em Cerro Alegre Alto, interior de Santa Cruz do Sul, onde estou envolvido na semeadura em bandejas. Tivemos boa safra e também fizemos boa comercialização, diante da forte procura que houve, uma vez que se registrou quebra na produção. Isso ocorreu tanto por causa da estiagem em algumas regiões quanto por granizo em outras. Mas, no geral, creio que foi uma safra rentável para todos os que se preocupam em assegurar folhas de excelente qualidade.

Decidimos plantar um pouco menos

Eu e minha esposa Louvane decidimos reduzir em 2 mil pés o plantio na nova safra. Em lugar dos 47 mil pés do ciclo anterior, vamos plantar 45 mil. E tem ainda a parcela de tabaco que meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, plantam para eles. Os 47 mil pés da safra anterior renderam 536 arrobas, o que perfaz média de 11,4 arrobas por mil pés, uma excelente marca, sem dúvida.

LEIA TAMBÉM: Coluna Por Dentro da Safra volta à Gazeta do Sul na terça-feira

Publicidade

Onde havia tabaco tem milho para silagem

Se em fevereiro, na última coluna da safra 2021/2022, finalizei com foto da área de tabaco já colhida, hoje retorno para mostrar a mesma lavoura, agora ocupada com milho, que nas próximas semanas será transformado em silagem – como se pode ver na foto acima, onde aparece meu pai, seu Aloísio, ao lado do cão Smel. Essa silagem alimentará nossas vacas de leite. E, nas outras áreas de cultivo de tabaco em que não plantamos milho, fez-se adubação de cobertura.

Temos mais algumas viagens pela frente

Se a coluna retorna nesta tera-feira, 10, nesta quarta-feira, 11, já reiniciaremos nossas visitas a regiões produtoras. Estarei quarta e na quinta-feira, 12, no Sul do Estado para visitar propriedades. E ao longo de toda a próxima semana, então ao lado do Alan Toigo, terei mais compromissos na região Sul gaúcha. Na coluna da semana que vem, já detalharei alguns desses conteúdos para vocês por aqui.

E deixo também minhas felicitações a todas as mães, as do campo e as da cidade, pelo dia delas, comemorado no último domingo, 8. Parabéns a todas!

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: chega ao fim mais um ciclo da coluna

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.