Olá, pessoal! Tudo bem? A semana iniciou com muito frio em toda a região. Essa segunda-feira, 28, por sinal, estava mais gelada que o domingo, 27, ao amanhecer. Houve formação de geadas, em especial nas áreas mais baixas, mas, de todo modo, sem registro de danos às culturas agrícolas. Foram dias de bastante tensão para os agricultores. Na semana passada, com a chuva veio o granizo, que inclusive foi verificado em vários municípios da região, mas mais fortemente no Sul do Estado. E agora essa onda de frio, com as geadas, que podem sempre representar perigo para o tabaco. Por aqui, em nossa propriedade, à medida que as temperaturas se elevarem, será uma semana para dar continuidade às tarefas de lavoura, com capina e aplicação de salitre nas plantações.
Camada de gelo e de geada, sobre o tabaco
Se na região de Santa Cruz não chegou a haver relato de riscos representados por geada nos últimos dias, bem o contrário foi a realidade no Sul do Estado. O produtor rural Alex Gawlinski, de 32 anos, de Dom Feliciano, foi conferir as lavouras no domingo e também na manhã dessa segunda e ficou apavorado com o cenário: as plantas de tabaco estavam cobertas de branco, do gelo formado a partir da geada. Ele plantou 65 mil pés em maio e junho, e pretende plantar outros 20 mil pés em setembro, e temeu que esse gelo pudesse acarretar prejuízos incontornáveis na safra. Menos mal que, na parte da tarde, quando a camada de gelo já havia derretido com o sol, constatou que as plantas não chegaram a sofrer a ponto de comprometer a produtividade. Ele ainda possui um hectare de uvas.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: tabaco começa a tomar forma na lavoura
Publicidade
Na semana passada, foi a vez do granizo
Se nesse domingo e nessa segunda a geada causou angústia, na semana passada foi o granizo. Em questão de minutos, a safra de Sandro Uczak e Clediane Venske, da localidade de Guaraxaim da Serra, no interior de Chuvisca, foi duramente comprometida. Como a Clediane explicou, foram destruídos 40 mil pés da parcela plantada por primeiro, em 27 e 28 de março, de cujas plantas foram arrancadas 15 folhas por pé; e do plantado em 10 de maio foram atingidas 14 folhas por pé. Assim como ocorreu com eles, centenas de propriedades na região igualmente foram atingidas.
Dois dias de atividades na Expointer 2023
Nesta quarta, 30, e quinta-feira, 31, estarei na Expointer, em Esteio, para participar de atividades em que se debaterá o panorama da produção de tabaco no Rio Grande do Sul, oportunidade de expor a um público mais amplo a realidade da pequena propriedade rural.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!