Olá! Iniciamos a semana como há muito tempo não acontecia, com tempo seco, agradável e, o principal, uma sequência de dias sem chuva. Hoje deveremos terminar a 13ª estufada de tabaco e, se tudo der certo, ainda nesta semana fazer a 14ª. Planejávamos colher de 22 a 24 estufadas pela quantidade plantada, mas estamos projetando agora 20. Além do volume menor, o peso das folhas colhidas é mais baixo. E esta é uma época de bastante trabalho, pois o tabaco está se entregando. Mas temos a auxiliadora de colheita, que nos facilita a tarefa. Como nesta segunda-feira, por exemplo, foi de muito calor, colhemos sentados na máquina e na sombra. Gostaríamos que todos os agricultores tivessem essa comodidade, mas sabemos que nem todos podem, pois é um equipamento com custo alto e as lavouras precisam ser propícias ao uso.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: depois da chuva intensa, sol muito forte
Nesta época também precisamos planejar os trabalhos. E este é o primeiro ano que os meus pais, Aloísio e Rosa, não plantam mais tabaco. Mas eles têm muitas outras atividades, inclusive ontem o pai fez o plantio de milho na área onde sábado passamos a grade niveladora na resteva do tabaco. Com a previsão de chuva para os próximos dias, em pouco tempo teremos as sementes nascendo na lavoura. Com a antecipação do plantio entre 30 e 45 dias, também a colheita vai ser mais cedo se o clima apresentar condições favoráveis. Isso viabilizará a preparação do solo com antecedência para a próxima safra. E é necessário o plantio do milho para ter o grão e a silagem para a alimentação dos animais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: mais chuva forte, que dificulta a colheita
Ao mesmo tempo que muitas vezes trabalhamos na colheita na lavoura, seu Aloisio cuida em casa da estufa e tira o produto depois da secagem para guardar no galpão. Na agricultura familiar é assim: enquanto uns estão em uma atividade, outros cuidam de outra parte dos afazeres.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o vento forte causou muitos estragos
Publicidade
Na semana passada, fomos pegos de surpresa ao ser acatado o pedido de medida cautelar que barrou a compra do tabaco com a classificação no paiol, quando estávamos nos preparando para o início da venda por este sistema. Inclusive havia empresas já fazendo a compra-piloto na região, demonstrando interesse em se adequar para o início da comercialização da safra, provavelmente em janeiro. Estamos agora na expectativa de como ficará a questão: se vão conseguir derrubar a ação judicial ou se permanecerá como era antes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.