Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos mais uma semana com preocupação por conta do clima. A segunda-feira foi de temperatura mais elevada, de 32 e até 33 graus aqui em nossa localidade, um mormaço, e o vento e os sinais no horizonte deixavam entrever que a chuva voltaria em breve. Já há previsão de chuva forte para amanhã, novamente. Nossas lavouras de tabaco, como se pode ver pela foto abaixo, até estão com bom desenvolvimento, mas as áreas estão encharcadas, e essa cultura nunca lida bem com tanta umidade. Essa lavoura foi plantada há cerca de 70 dias, e, em condições normais, até já estaria mais adiantada. E sabe-se também que doenças como o oídio, que causa perda de peso e de cor das folhas, afetando assim a qualidade, estão aparecendo em várias regiões.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chuvas torrenciais em toda a região
A água causou muitos estragos na região
Em nossas plantações, a chuva da semana passada até não causou transtornos. Bem ao contrário do que ocorreu em várias outras localidades, principalmente no Vale do Taquari. E não há como não lamentar pelos prejuízos terríveis que tiveram centenas de famílias naqueles municípios. Além de perdas humanas, foram-se os bens reunidos ao longo de toda uma vida, e nos solidarizamos com toda a população. Mesmo no Vale do Rio Pardo houve estragos. O casal Sirlene Kollet da Silva e Gismael Gonçalves Do Couto (mais conhecido como Mael Couto), que reside na localidade de Picada Nova, em Venâncio Aires, relata os danos que a água causou em sua propriedade. Além de lavouras em que o tabaco morreu completamente, como mostra a foto abaixo, por ter ficado sob água, outras plantações ainda terão sua produtividade e a qualidade afetadas. Até mesmo 100 metros de lenha para secagem das folhas, firmemente empilhada e atada, foram levados embora pela água.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: dias que começaram com bastante frio
Mobilização forte pelo tabaco em Brasília
Nesta terça, ainda de madrugada, estarei junto com comitiva da região a Brasília para, na parte da tarde, acompanhar a Mobilização em Defesa da Cultura do Tabaco, que entidades e organizações promovem na capital nacional. Às 14 horas haverá ato na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que terá em paralelo o lançamento de grupo de trabalho do Poder Legislativo dos Municípios integrantes da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também apoia a atividade. Ficarei ainda amanhã em Brasília para participar de audiências em outros órgãos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!