Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com temperatura mais amena em relação ao sábado e ao domingo, que foram dias escaldantes, mas ainda com muito abafamento, o que não é bom para as culturas agrícolas. Por sinal, no domingo tivemos, ao final da tarde, uma chuva rápida, de 12 milímetros, aqui em nossa propriedade, o que foi excelente e já ajudou muito as plantações. Menos mal que ao longo da semana o calor deve recuar, porque mais de 35 graus, como fez no final de semana, complica para todas as plantas. Aqui em casa, segue a colheita. Também já finalizamos o desponte e a retirada da baixeira, etapas que sempre exigem um pouco mais dos produtores. Agora, é focar mesmo na colheita.
LEIA TAMBÉM: Impactado pela estiagem, PIB do RS apresenta queda de 2,6% em 2022
Como referi acima, prosseguimos nas colheitas diárias de uma parcela de tabaco para alimentar a nossa estufa de carga contínua. Colhemos no sábado já o suficiente para o domingo, quando então se tira o tabaco seco da sala da estufa e coloca o verde, que já ficou grampeado, pronto. É questão de 30 minutos e essa tarefa está cumprida. Ontem aproveitamos para colher também a parcela equivalente para hoje, pois a previsão era de que viria chuva hoje, e assim nos antecipamos. Na foto acima, pode-se conferir que o tabaco está com excelente aspecto. A partir de agora, é acompanhar o desenvolvimento das plantas nas lavouras e a cada dia assegurar a colheita de mais uma parcela desta safra.
Publicidade
Em toda a região os produtores miram o céu, de olho no clima, e também o desenvolvimento de lavouras. A foto ao lado foi enviada ontem pela manhã pelo agricultor Erni Voeltz, de Linha Fernandes, no interior de Herveiras. Ele comenta que por lá, em novembro, até o momento, não se registrou nem 10 mm de chuvas. As plantações, em especial o tabaco, já mostram os efeitos dessa falta de umidade. Para se ter ideia, na região baixa em nossa localidade, já se teve mais de 100 mm no mesmo período. São os contratempos que o clima provoca, e por vezes em áreas até perto umas da outras.
Com o forte calor, também persiste a ameaça de temporais. E no domingo várias regiões do Estado tiveram chuvas fortes, inclusive com granizo e ventania. Foi o caso do Sul do Estado, onde São Lourenço do Sul e outros municípios próximos tiveram fortes precipitações de granizo, com prejuízos. A gente sempre torce para que o clima colabore na safra e não atrapalhe os planos.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.