Olá, amigos! Tudo bem? Iniciamos esta semana com muito calor em toda a região, como, aliás, já estivera no final de semana. O clima quente e seco faz com que as plantas nas lavouras precisem de água. Por isso, os produtores estão torcendo por uma chuva, sendo que a última veio já faz bem mais de uma semana. Foi, por sinal, a da quinta-feira anterior, que veio com muito vento e causou danos nas plantações. A expectativa é de que ao longo desta semana se registre precipitação de 15, 20 ou 30 milímetros. Isso já garantiria a umidade de que as culturas necessitam para seguir em seu pleno desenvolvimento.
A foto acima mostra uma de nossas lavouras de tabaco, com excelente aspecto e boa formação. Justamente por isso, agora as plantas precisam muito de uma boa chuva. O plantado mais ao cedo foi despontado, a baixeira já foi tirada, e com mais umidade esse tabaco vai encorpar e fazer seu pleno desenvolvimento.
Algumas plantas viraram para o lado durante a ventania da quinta-feira anterior, mas nada que cause muito dano. As chuvas regulares, a partir de agora, essas sim serão importantes; sempre quando atrasam, comprometem o crescimento e a maturação normal das folhas. O mesmo vale para aquele tabaco em que a flor ainda não surgiu; com umidade, isso vai acontecer e então poderemos fazer o desponte logo na sequência.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o vendaval que causou muito transtorno
E não é só o tabaco que necessita de chuva e umidade. Na foto acima está o feijão plantado em nossa propriedade, já em plena floração. Água agora viria na hora certa para que a floração ocorra da maneira normal, e para que ela se transforme em grão. O mesmo vale para o milho e outras culturas, inclusive os hortigranjeiros.
A cena se repete em todas as propriedades da região. Com chuvas normais a partir de agora, teremos safra muito boa, o que será benéfico para os do campo e também para a cidade.
Publicidade
Na próxima sexta-feira, estarei na Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, que ocorrerá no Parque da Expoagro Afubra. Por lá, vou compartilhar algumas das inovações em tecnologias que adotamos em nossa propriedade, como a máquina auxiliadora de colheita. Será uma oportunidade de mostrar a todos, lideranças políticas, mídias e autoridades, a importância do tabaco para as pequenas propriedades. Estão todos convidados!
Publicidade
This website uses cookies.