Olá, pessoal! Tudo bem? Esta semana começou com tempo úmido, depois de uma leve chuva, que ficou em oito milímetros aqui em nossa propriedade, e que foi registrada na madrugada de domingo, 21, para segunda-feira, 22. Ainda que o volume tenha sido pequeno, foi providencial para o desenvolvimento das pastagens.
A temperatura nessa segunda estava amena, e a previsão é de que siga assim ao longo da semana. São dias em que precisamos ficar atentos, pois a umidade favorece a proliferação da lesma, que pode causar muitos estragos nos canteiros de mudas de tabaco. Com sol mais forte ela não aparece. Na coluna da semana passada mencionamos alguns problemas com lagarta, mas conseguimos controlar bem a incidência dela, com os produtos recomendados.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: lagartas atacam as mudinhas de tabaco
Publicidade
Este período de entressafra, ao longo de maio, também servirá para realizarmos a colheita do milho, grão fundamental para o abastecimento das nossas necessidades. Nas pequenas propriedades que se dedicam ao plantio do tabaco, dispor de milho é garantia de carne, leite e ovos (ou seja, de proteína) para a família, além de, eventualmente, permitir a venda do excedente. Meus pais também plantam parcela de milho para transformar em silagem. E, ainda que a estiagem tenha comprometido a germinação e o crescimento das plantas no verão, ainda teremos boa safra do cereal para o suprimento das nossas necessidades, como se pode ver pela foto acima.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: já estamos com as mudas do ciclo em pleno crescimento nas bandejas
Assim como é chegada a hora de agilizar a colheita do milho, visando a implantação das atividades de verão, também começamos a dessecar parcela das culturas usadas em cobertura de solo na entressafra. Na foto abaixo tem-se o aspecto atual de nossas lavouras, nas quais semeamos um mix de culturas de verão oferecidas pela empresa à qual estamos integrados, a Philip Morris. Esse mix é diferente do que aquele com espécies de inverno que muitos produtores costumam semear: envolve gramíneas, rente ao chão, e leguminosas, como a crotalária, a que aparece com ramos mais altos na imagem. Essa mistura oferece excelente palhada, que agora estamos esperando acamar, e assim ficarão prontos os camalhões sobre os quais plantaremos as mudas de tabaco da próxima safra. É uma ótima maneira de proteger, conservar e recuperar o solo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.