Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo seco e firme, mas com sol muito forte e temperatura alta, acima dos 30 graus na tarde dessa segunda-feira, 11. Mas a chuva já se anunciava no horizonte. Menos mal que a cada semana temos precipitações que favorecem o desenvolvimento das culturas agrícolas, em especial do tabaco. Na semana passada, tivemos duas chuvas, uma de 70 e outra de 30 milímetros, totalizando 100 milímetros em nossa propriedade.
É algo que até poderia preocupar, tanta água em pouco tempo, mas o solo estava realmente seco, de maneira que absorveu rapidamente toda a umidade. O resultado se pode ver nas plantações, que estão em pleno crescimento, caso do tabaco, do feijão, do milho e todos os demais hortigranjeiros, em toda a região. Nesta semana, pretendemos concluir o desponte do tabaco e seguir na colheita, um pouco todo dia, para abastecer a nossa estufa de carga contínua.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: dias de calor em toda a região
Publicidade
Na semana passada, na quarta-feira, recebemos mais uma visita, de uma comitiva de norte-americanos que chegaram até nós por intermédio da empresa ProfiGen, de sementes de tabaco. São oriundos dos estados de Kentucky, Virginia, Georgia e Carolina do Norte. Eles conheceram a própria ProfiGen e conferiram o ambiente da indústria que compra e faz o processamento e exportação do tabaco. E quiseram conhecer a realidade no campo.
Aqui em casa, conferiram os investimentos que temos feito, com a máquina auxiliadora de colheita e a estufa de carga contínua, além de várias outras melhorias, como a energia fotovoltaica. Depois fomos até a propriedade de José e Joicira Preuss, em Passo do Sobrado. Eles ainda secam o seu tabaco em uma estufa convencional, de tacos, embora tenham uma estrutura muito diversificada e com muita qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o vendaval que causou muito transtorno
Publicidade
Já a foto acima traz o registro de minha participação na Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, na última sexta-feira, 8, no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo. Lá, pude apresentar e detalhar as vantagens, para nós, da Matilde, nossa máquina auxiliadora de colheita. Inclusive, os quatro deputados estaduais presentes participaram, dois por vez, de uma colheita, para saber como esse equipamento funciona. Para todo o setor, seria fundamental que sobre essa máquina incidisse menos imposto, para que ela ficasse mais barata ao produtor rural.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.