Regional

Por dentro da safra: depois do calor do fíndi, temperatura amena

Olá, pessoal! Tudo bem? Começamos esta semana com temperatura mais amena, após as oscilações ao longo da semana passada. Depois de muito frio, o sábado e o domingo foram com cerca de 30 graus, e ontem, com o céu nublado, já recuara de novo. Para esta terça e quarta-feira, a meteorologia anuncia a volta da chuva, e, de fato, mesmo que leve, ela agora seria propícia para as culturas que estão nas lavouras. Na manhã dessa segunda-feira, até retomamos o plantio de tabaco, mas como o vento estava frio, cortante, desistimos. Por ora, estamos com 42 mil pés transplantados, e seguiremos nessa tarefa tão logo o tempo venha a se firmar, após a chuva desta semana.

As mudas requerem cuidados nos canteiros

Enquanto não conseguimos prosseguir no transplante, estamos acompanhando atentamente a sanidade das mudas nos canteiros. Como se pode ver pela foto ao lado, as nossas mudas estão fortes e sadias. Ao contrário do que muitos outros produtores estão enfrentando na região, pois tiveram problemas, alguns até com perdas de 100%. E isso é sempre angustiante, pois é preciso providenciar a muda da variedade certa, e também na época certa para fazer o plantio no período mais recomendado para cada localidade.

Há lavouras já em pleno desenvolvimento

No fim de semana estivemos em Linha Hansel, no interior de Venâncio Aires, às margens da RSC-287. Ali conferimos o estágio de desenvolvimento da lavoura de tabaco na propriedade do casal José Henrique Haas, 57 anos, e de sua esposa Dulce Hermes, 54, que plantaram 85 mil pés nesta safra. Com eles ainda moram os pais de José, seu Benno e dona Julieta. Como se pode ver pela foto abaixo, as plantas já estão plenamente formadas na lavoura; o transplante foi feito em meados de junho, mais adiantado em relação a anos anteriores, e a expectativa é de que até o final de setembro estejam colhendo, e até o fim do ano a safra esteja toda no galpão.

Publicidade

Parabéns a colonos e motoristas pelo seu dia

Hoje comemoramos o Dia do Colono e do Motorista. A ambos, deixo o meu abraço e o reconhecimento por tudo o que, historicamente, fazem pela sociedade. Junto com minha família, e também com meus pais, busco honrar sempre o legado trazido pelos pioneiros, que nos ensinaram a importância do trabalho, da união, da determinação e da persistência. Um ótimo dia a todos!

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.