Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

fumicultura

Por dentro da safra: com o retorno do frio, seguem as tarefas

Ronaldo Pereira de Lacerda reside em Morro Agudo, interior de Amaral Ferrador, e já começou o plantio | Foto: Alan Toigo/Divulgação

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com temperatura bastante baixa. A segunda, 14, foi até mais fria do que o domingo, 13, que teve vento cortante, e houve formação de geada leve na região. Nas lavouras, segue a fase de capinas e de aplicação de salitre no tabaco. Aqui em casa, estamos já em preparativos para, dentro de mais alguns dias, iniciar o plantio de feijão e de outras culturas de subsistência.

As plantas se inclinam por causa do vento

A chuva do meio da semana passada foi providencial para o desenvolvimento das plantações. Mas também trouxe susto para muitos agricultores. Ela veio acompanhada de muito vento, e, como se sabe, o tabaco é uma cultura bastante frágil, com folhas que se quebram facilmente e plantas que se inclinam com vento forte ou chuva intensa.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chuva boa para fixar as mudas de tabaco

Publicidade

Plantação de tabaco da família de Alberto Abich, do interior de Paraíso do Sul, foi duramente afetada

Foi o que vivenciou a família do produtor Alberto Abich, do interior de Paraíso do Sul, no Vale do Jacuí Centro. Na madrugada da última sexta-feira, 11, a plantação de 170 mil pés de tabaco, já em bom ponto de desenvolvimento, foi duramente afetada. Certamente, essas plantas já não renderão o mesmo que poderiam ter produzido. Além disso, será mais complicado para fazer o desponte, a retirada da flor, e para aplicar o antibrotante, pois elas agora tendem a crescer inclinadas.

Uns já colhem, outros começam a plantar

Na semana passada, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, fizemos roteiro pelo Sul do Estado para visitar propriedades em Amaral Ferrador, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul. Por lá, muitos já estão colhendo, mas outros, como o Ronaldo Pereira de Lacerda, da foto em destaque, que reside em Morro Agudo, interior de Amaral Ferrador, começou o plantio nessa segunda. Ao longo de um mês, vai escalonar os 85 mil pés que pretende plantar, ao lado da esposa, Marilene Silva Lacerda. O jovem casal também espera para dezembro o nascimento do primeiro filho, e aposta no tabaco para garantir o futuro da família, tendo investido em nova casa e na aquisição de um trator. Sucesso para eles!

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: depois do calor do fíndi, temperatura amena

Publicidade

A vez da conferência em Itaiópolis

Na próxima quinta-feira, 17, eu e o Alan Toigo vamos viajar a Itaiópolis, em Santa Catarina, para participar da 3ª Conferência da Fumicultura, que ali acontecerá. Será uma oportunidade para assistir a palestras e conferir debates sobre essa importante atividade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.