Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: com a chuva, é hora de voltar às lavouras

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana novamente com temperatura alta, mas ao menos aqui em casa estamos satisfeitos porque a chuva veio. No último sábado, 21, a precipitação chegou a 25 milímetros aqui na propriedade, e isso nos permitiu agilizar as tarefas na lavoura. Nessa segunda-feira, 23, fizemos a subsolagem e preparamos os camalhões já prevendo o plantio do tabaco na nova safra. Sobre essa área, vamos semear adubação verde, para cobertura do solo antes do inverno. A chuva não foi suficiente para recuperar a água nos reservatórios, mas assegurou a umidade para trabalhar com a terra.

Granizo fez mais estragos na parte alta

Prejuízo com o granizo

A chuva dos últimos dias foi fundamental para todas as culturas. Se na região baixa do Vale do Rio Pardo a colheita do tabaco já foi finalizada, bem diferente é na serra, onde a colheita prossegue. E nessa área, que vinha sendo afetada pela estiagem, a aguardada chuva infelizmente veio acompanhada de granizo.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: colheita vai para a fase final

Publicidade

Nessa segunda-feira, por volta das 11 horas, na propriedade de Marcelo Fernandez, em Linha Sete Léguas, interior de Boqueirão do Leão, a chuva trouxe forte granizo. Resultado: as plantações, que tanto precisavam de água, foram arrasadas pelo temporal. Marcelo e os familiares mencionaram que houve prejuízos em toda a região entre Boqueirão e Venâncio Aires, com telhados arrancados ou danificados, e até o tabaco no galpão ficou molhado.

Lavouras em vários estágios no Sul gaúcho

Na semana passada, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, visitamos a região Sul do Estado, entre Canguçu, São Lourenço e Camaquã, onde também se produz muito tabaco, área que, aliás, hoje tem vários municípios entre os maiores produtores dessas folhas no Sul do Brasil. Pudemos verificar que ali praticamente há tabaco em todos os estágios: de canteiros recém-semeados, já para o novo plantio, a lavouras em vias de terem a retirada da baixeira, e até outras quase finalizando a colheita.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: máxima atenção à colheita do tabaco

Publicidade

Por lá até choveu bastante, mas de maneira muito irregular, e o sol forte também causa muitos prejuízos, queimando as folhas. Vê-se que certamente haverá quebra na safra, mas por ora é muito difícil prever de quanto será.

A negociação do preço do tabaco deixa frustração

Por fim, registramos a frustração com o resultado da negociação do preço do tabaco, na semana passada. Apenas uma empresa aceitou pagar ao menos o custo de produção, o que era a expectativa dos produtores. Até porque as empresas ajudam a estimar o custo, e na hora de definir o preço elas nem sequer levam esses índices em conta. E isso que os produtores brasileiros são reconhecidos por produzirem um dos melhores tabacos no mundo, exportado para uma centena de países, e merecem ser mais bem valorizados.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.