Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Por dentro da safra: colheita vai para a fase final

Foto: Alan Toigo

Olá, pessoal! Iniciamos a semana com temperatura mais amena comparada aos últimos dias, com condições bem mais favoráveis para se trabalhar na roça. Os meus pais finalizaram a colheita na semana passada e dessa forma não tem mais tabaco na lavoura. E nós, cedinho nessa segunda-feira, 19, estávamos no serviço para até o final da tarde estar com a estufa de taco prontinha.

Nesta terça-feira, 20, começa a colheita para o forno a grampo, que vai até amanhã e aí finalizamos esse trabalho por esta semana. A colheita ainda vai janeiro adentro, pois as estufas não comportam maior quantidade neste momento. Mas está tudo dentro da previsão. Ao mesmo tempo, ocorre o plantio do milho na resteva na nossa propriedade.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: enfim veio a chuva para amenizar o calor

Publicidade

Estiagem castiga lavouras

A safra não vai render tanto quanto no ano passado, mas ainda vamos conseguir colher pouco mais de 10 arrobas por mil pés. Mas lamentamos a seca na região. A precipitação no amanhecer desse domingo, 18, chegou a apenas sete milímetros.

Na lavoura de Fernando Bley, de Linha Rincão da Porta, em Paraíso do Sul, a chuva falhou e o tabaco não se desenvolveu. E o Sul do Estado foi atingido mais ainda pela estiagem. Já em Santa Catarina e no Paraná, na última sexta-feira, 16, de novo houve granizo generalizado em regiões como Canoinhas (SC), onde muitas lavouras foram destruídas completamente.

Lavoura de Fernando Bley, de Linha Rincão da Porta, em Paraíso do Sul

LEIA MAIS: Por dentro da safra: vento forte e seco, ruim para a agricultura

Publicidade

Preço da safra

Para compensar todas as dificuldades, esperamos ao menos que na negociação do preço da safra ocorra um acordo para que o produtor receba um aumento justo, pois o custo de produção aumentou bastante. O primeiro encontro nessa segunda-feira, com as empresas cigarreiras JTI e BAT de forma individual, terminou sem acordo, frustrando os fumicultores. Agora, uma nova rodada de reuniões será marcada para meados de janeiro.

Torcemos para que as empresas apresentem índices de reajuste adequados para os agricultores terem um rendimento, pois todo valor que obtêm pela produção, eles reinvestem na propriedade e o dinheiro gira no comércio. Um feliz e abençoado Natal a todos!

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.