Foto: Reprodução / Giovane Weber
Olá, pessoal! Tudo bem? A segunda-feira começou com um clima perfeito na região. Já dá para perceber que amanhece cada dia mais cedo e anoitece mais tarde. Ou seja, os dias estão ficando mais longos. Tivemos na semana passada uma chuva de 9 milímetros primeiro e depois mais 25 milímetros, totalizando 34 milímetros em poucos dias. Isso foi fundamental para a nossa lavoura. Com terra vermelha, as chuvas fortes há alguns dias e o frio na sequência fizeram com que o solo criasse uma crosta. E as precipitações da última semana umedeceram e quebraram essa camada endurecida. Para o tabaco que foi plantado na semana passada, depois do calorzinho, e o salitre que começamos a colocar no primeiro plantio, a chuva foi muito importante. Também favoreceu o pessoal que planta verduras, tem milho já nascido, trigo e batatinha. Torcemos para que o clima continue dessa forma. Trabalhamos nesta semana na continuidade no plantio do tabaco. A tendência também é de seguir com a colocação de salitre no tabaco que foi plantado dias atrás.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: depois do calor do fíndi, temperatura amena
A vaquinha tem apenas dois anos e vai dar continuidade na produção de leite. Não vendemos mais o produto, mas tê-lo para consumo próprio é algo importante. A vaca é do pai e da mãe, sempre zelosos com o cuidado aos animais, tanto que não saíram no domingo para acompanhar o trabalho de parto e depois fazer o atendimento necessário. Assim, daqui a alguns dias teremos novamente leite fresco para tomar na propriedade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: lagartas atacam as mudinhas de tabaco
No sábado participamos da assembleia ordinária anual da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), onde teve também a eleição da diretoria, com chapa única. Marcílio Drescher foi conduzido à presidência. Queremos desejar muito trabalho e sucesso ao Marcílio, pessoa muito conhecida na região, lidando sempre na defesa da fumicultura. E também dar os parabéns ao Benício Albano Werner, que por 16 anos presidiu a Afubra e soube conduzir e lidar com os trabalhos, por isso temos gratidão por ele.
Na foto aparecem, da esquerda para a direita, o Benício, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sérgio Reis, o produtor rural Marcelo Leite, de Chuvisca, eu o Marcílio. Tanto eu como o Marcelo e o Sérgio assumimos vaga de conselheiros. Dessa forma, fazemos parte da nova administração, cuja gestão vai até 2027. Nosso trabalho vai ser de levar informações à entidade, trazer informações aos produtores e continuar fazendo o que melhor sabemos: lidar na fumicultura e defender esse setor, que é tão importante no Sul do País.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.