Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana de Natal com temperatura e clima perfeitos para a agricultura. Por causa das chuvas dos últimos dias, há umidade no solo, o que é bom para todas as culturas, mas ao mesmo tempo não estava tão quente, até com manhãs mais frescas, e isso que o verão começou efetivamente no sábado. Na semana passada, tivemos acumulado de mais de 100 milímetros em nossa propriedade. Isso até inquietou, pois, se depois de tanta água o sol saísse muito forte, o tabaco, principalmente, poderia se entregar bem mais rápido. Mas o clima ameno destes dias beneficia, e muito, todas as lavouras.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: colheita abaixo de chuva
A vantagem do ciclo curto e do ciclo longo
Com o clima colaborando, agilizamos a colheita do tabaco. Até porque com a estufa de carga contínua, que adotamos nesta safra, não temos a alternativa de não seguir com as tarefas regulares de cada dia. Ao mesmo tempo, a fim de garantir a retirada das folhas que vão amadurecendo, utilizamos ainda a estufa de tacos, que mantivemos como reserva justamente para tê-la como apoio na safra, se fosse necessário. Em nossa propriedade, adotamos a medida de plantar uma variedade precoce, de ciclo curto, do cedo, a da foto acima, e outra de ciclo longo, de amadurecimento mais tardio, como se pode ver na foto abaixo. Enquanto na lavoura de ciclo curto já estamos concluindo a colheita, o de ciclo tardio deve se estender quase até o final de janeiro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: semana começa com frio e nebulosidade
Definição do preço ficará para janeiro
Encerramos este ano um tanto inquietos por não ter havido qualquer avanço na negociação do preço do tabaco para esta safra. Só uma empresa iniciou negociações, e ainda assim não sinalizou com percentual. Isso agora ficará para janeiro. Além da reposição do custo, a gente torce para que haja algum aumento real, porque os produtores merecem isso, pelo esforço de produzir tabaco de qualidade, que tem mantido sua plena aceitação internacional.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: depois do calor, chuva com vento e granizo
Publicidade
Que o Papai Noel seja generoso com todos
Chegamos hoje à véspera do Natal, e aqui em casa ainda seguiremos, ao menos pela manhã, na colheita do tabaco. À tarde, sim, já vamos encerrar as tarefas e curtir essa data tão especial para todas as famílias. Desejamos que todos, no campo e na cidade, tenham um Natal de muita paz e de muitas alegrias, e que assim também seja o novo ano, que chegará na semana que vem.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade