Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUMICULTURA

Por dentro da safra: chuva que veio em boa hora

Olá, pessoal! Tudo bem? Depois de um fim de semana de calor, com temperaturas na faixa de 32, 33 graus, essa segunda-feira, 31, amanheceu fechada, e logo se iniciou uma chuva mansa, que foi aumentando ao longo do dia. No meio da tarde, já se registravam 35 milímetros aqui em nossa propriedade, um alívio depois de três semanas praticamente sem chuva.

Com isso, as lavouras, tanto as do tabaco quanto as de feijão, milho e outros produtos de subsistência, poderão seguir se desenvolvendo. O que preocupa a todos é a previsão de que a chuva será seguida de um retorno de frio, até intenso, talvez com geadas e possibilidade de neve. Isso seria completamente anormal para esta época do ano.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: produtores estão na torcida por chuva

Publicidade

Agora, é seguir na colheita e tirar a flor

Tão logo a chuva pare, seja nesta terça-feira, 1º, ou quarta-feira, 2, certamente voltaremos a colher tabaco. Ainda não colhemos da parcela que é minha e de minha esposa Louvane. Nesta semana pretendemos colher a segunda apanha na lavoura dos meus pais, Aloísio e Rosa, e também a baixeira em nossas lavouras, minhas e de minha esposa.

Ao mesmo tempo, já é hora de fazer a retirada das flores, porque, com a chuva, as plantas ficam pesadas e podem tombar em caso de vento. Os dias de tempo seco não permitiram que as raízes se firmassem plenamente, e com a flor a planta fica bem pesada; então, é fundamental fazer esse desponte o quanto antes.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: as lavouras estão à espera de mais calor

Publicidade

Paraná registrou mais granizo nas lavouras

Em toda a nossa região, além da chuva há previsão de frio intenso, algo bastante preocupante, pois estamos em 1° de novembro. Mas se aqui o frio é ameaça, em regiões do Paraná segue a angústia com o granizo. No sábado, 3, novamente várias lavouras em Ivaí e Ipiranga, entre outros municípios, tiveram perda total em questão de minutos. Até mesmo na região do Anderson Rebinski, meu colega da página Fumicultores do Brasil, precipitações foram registradas. Caíram pedras maiores do que ovos de galinha.

Que os eleitos deem atenção ao tabaco

No último domingo, 30, tivemos o segundo turno das eleições para presidente e governador. Com o resultado, fica agora a nossa torcida para que os eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência e Eduardo Leite para governador do Estado, saibam honrar os votos que receberam. E que tenham atenção especial e respeito para com o tabaco, cultura que, como certamente bem sabem e devem compreender, é fundamental no ambiente da agricultura familiar e das pequenas propriedades, para a subsistência de centenas de milhares de trabalhadores, no campo e na cidade.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: mais uma semana de temperaturas baixas

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.