Categories: Regional

Por dentro da safra: baixeira secou com muita qualidade

Olá, pessoal! Tudo bem? Eis que ingressamos no mês de novembro, e por aqui seguimos a mil com a colheita do tabaco. Ficamos muito satisfeitos com a qualidade da baixeira que secamos em nossa primeira fornada na estufa de grampos, como mostro na foto acima. As folhas apresentam excelente coloração e aspecto e, pela nossa experiência, devem resultar em XO1, que seria a classe mais valorizada para essas folhas da parte baixa da planta.

Acreditamos que, em o tempo colaborando nas próximas semanas, deve ser uma safra com boa comercialização, até porque os custos estão muito altos para o produtor e sempre se tem a esperança de obter boa renda. O que nos preocupa, claro, é esse calor muito forte. Não só o tabaco, mas todas as demais culturas, que estão todas muito bonitas nas lavouras, precisam de água para seguir se desenvolvendo.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: tempo bom para as culturas agrícolas

Publicidade

E a colheita segue nesta semana

Se acima mostro a baixeira que secamos na semana passada, nessa segunda-feira começamos novamente a encher essa estufa, seguindo então a colheita de nossa baixeira. A dos meus pais, Aloísio e Rosa, finalizamos na semana passada, e a minha e de minha esposa terminaremos de colher agora, dos 47 mil pés de nossa parte na safra. Nesta semana também finalizaremos em 100% a retirada das flores das plantas, que agora só precisam seguir encorpando e se desenvolvendo. Claro que para isso precisam de chuvas regulares. Pelos nossos planos, vamos terminar hoje de encher nossa fornada de grampos, e amanhã iniciaremos a colheita para mais uma estufa de tacos dos meus pais, a terceira, com folhas da segunda apanha. Nós fizemos ontem uma experiência, de encher os grampos com as folhas direto na lavoura. Depois, os levamos para casa e foi só acomodar na estufa. Outros produtores já adotam esse método, e decidimos testar também. Pelo que pudemos ver, deu certo, funcionou bem.

LEIA TAMBÉM: Produtividade e preço do trigo animam os produtores da região

A preocupação com a falta de chuva

Se é bom lidar no tempo bom e ensolarado, como ocorreu nos últimos dias, nos preocupa o fato de que as lavouras agora precisam de muita água, e ela começa a faltar. Em outubro, para se ter uma ideia, choveu menos de 100 milímetros em nossa região, contra mais de 200 no ano passado. E mesmo em setembro choveu acima de 200 milímetros, de modo que as plantas agora recebem bem menos água de uma hora para outra. O pessoal sempre discute se vale a pena plantar mais cedo para escapar do risco de estiagem no verão, e mais uma vez se pode ver que a cada ano isso faz mais sentido. Se tivéssemos atrasado um mês o plantio neste ano, imagine-se em que estágio as plantas ainda estariam. Agora, ao menos já fizemos o desponte. Se der duas chuvas boas nas próximas semanas, a colheita poderá praticamente ser finalizada. A falta de chuva no verão se tornou um grande problema.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: enfim iniciamos a colheita de tabaco

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.