Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos mais uma semana com chuva! O sábado e o domingo foram de tempo muito bom, com temperatura amena, agradável, e sol intenso em toda a região. Isso foi muito bom para a agricultura, pois favorece o desenvolvimento de todas as culturas. E em pleno fim de semana muitos agricultores aproveitaram para agilizar tarefas nas lavouras, o que estava difícil em virtude da umidade e das chuvas nos dias anteriores. Houve mesmo quem deu continuidade à colheita do tabaco. Aqui em casa, com a volta das chuvas de ontem, novamente não foi possível realizar tarefas no campo. Na foto acima, tirada ontem à tarde, já se pode ver de novo muita água acumulada entre as fileiras do tabaco, e isso que é uma área de terra de cascalho, mais no alto. Nas áreas baixas, fica impossível entrar, de tanta água que já juntou.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o tempo firmou, e retomamos a colheita
Uma semana para prosseguir na colheita
Com a volta da chuva ontem, e que, pela previsão, deve continuar ainda hoje, nossos planos aqui em casa são de retomar a colheita do tabaco entre amanhã ou quinta, conforme o tempo melhorar. Será a nossa terceira fornada. Acabamos de concluir a secagem da segunda, de grampos, e em meio à colheita ainda vamos dar prosseguimento ao desponte. Sabemos, infelizmente, que a produtividade desta safra já está comprometida, pelo excesso de chuvas, com forte umidade por muitos dias seguidos, pois o tabaco precisa de mais dias de sol para se desenvolver plenamente. Em relação ao que colhemos no ano passado, devemos ter quebra.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: é muita chuva em setembro
Uma conversa franca sobre a COP-10, hoje
Hoje à noite, a partir das 20 horas, na página Fumicultores do Brasil, farei uma transmissão ao vivo para debater a “Posição do Governo sobre a COP-10”. Meus convidados são três prefeitos: o de Canguçu, Vinicius Pegoraro, que é o município hoje na condição de maior produtor de tabaco do Brasil (e assim, naturalmente, também o maior no Rio Grande do Sul); o de Itaiópolis (SC), Mozart Myczkowski, o maior entre os catarinenses; e o de São João do Triunfo (PR), Abimael do Valle, maior produtor em território paranaense. Com eles, vamos avaliar a forma como o governo brasileiro conduz os preparativos para a 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, que ocorrerá em novembro, no Panamá. Pegoraro é também presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco do Brasil (Amprotabaco).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!