Olá, pessoal! Tudo bem? Chegamos a essa última semana do ano de 2022 com um tempo meio confuso. Nessa segunda-feira, 26, o dia amanheceu nublado, e até com vento frio, depois de um final de semana de muito calor. Ameaçou chuva, que não veio, e estamos na expectativa de que isso finalmente se confirme, o que seria muito bom para a agricultura. Houve temporal, isso sim, na região Centro-Serra, e por lá a chuva veio até com granizo de novo.
Esse foi mesmo um ano muito incomum. Primeiro, o frio persistente ao longo da primavera nos obrigou a retardar o plantio. E como o frio seguia, também o tabaco e as outras culturas demoraram a se desenvolver. Com isso, naturalmente o ciclo todo se estende agora. Nesta terça-feira, vamos terminar de encher uma estufa, e nesta quarta e quinta devemos encher mais uma, totalizando cerca de mil varas colhidas nessa semana. Com o atraso no amadurecimento, ficam mais três a quatro estufas a serem colhidas, e a safra vai se estender até meados de janeiro. Menos mal que as plantas apresentam um bom desenvolvimento, apesar da pouca chuva.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: colheita vai para a fase final
Publicidade
Nas áreas em que a gente já terminou de colher o tabaco, uma nova cultura já aparece. É o milho, plantado na resteva. Também para esse milho chuva é fundamental, para que ele possa se desenvolver bem.
O tempo seco, com calor, e a falta de chuva não atrapalham apenas o crescimento das culturas. É o cenário ideal para que uma praga apareça nas lavouras: a pulga. E ela realmente está incomodando muito os produtores, ao afetar a qualidade das folhas, como se pode ver na foto acima, além de tudo muito queimadas pelo sol forte. É mais um motivo de prejuízo numa safra que já era complicada por causa, primeiro do frio, e depois da falta de chuvas.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: enfim veio a chuva para amenizar o calor
Publicidade
Mas é assim mesmo: cada ano vem sempre cheio de desafios para os produtores rurais. Deixamos aqui nossos votos de uma ótima reta final de ano e de um feliz ano novo para todos. Que 2023 nos traga coisas boas, uma safra plena e valor bom, honesto e justo pelos produtos que os trabalhadores do campo asseguram para o Brasil.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.