Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Por dentro da safra: a chuva dos últimos dias foi providencial


Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com clima úmido, e com o sol surgindo aos poucos, depois de uma chuva providencial na quinta e na sexta-feira. O sol começou a se firmar na região ao longo da tarde de ontem. Essas boas chuvas da reta final da semana passada foram providenciais, pois todas as culturas agrícolas agora já necessitam de mais umidade para se desenvolver. E será importante também que o sol se firme, para que a luminosidade favoreça o crescimento do tabaco e das demais culturas, que agora estão praticamente todas nas lavouras.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: semana com cerração e, pelo visto, calor

Muitas tarefas já aguardam nas lavouras

Esta semana reserva para nós diversas tarefas nas lavouras aqui em nossa propriedade. Seguimos fazendo algumas capinas, como se pode ver na foto acima, em que estou repassando as fileiras do tabaco, soltando a terra e tirando algum inço. Também vamos aplicar salitre e fazer um último replantio de mudas que não se firmaram. As chuvas dos últimos dias permitiram que o salitre já aplicado fosse absorvido pelas plantas, e agora elas começarão a se encorpar e a criar estrutura. Também já vamos aplicar algum produto foliar para favorecer o desenvolvimento. Por isso, deixaremos tudo pronto para que em um mês, mais ou menos, possamos iniciar a colheita da safra 2024/25.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: tabaco também marcou espaço na Expointer

No Paraná, o plantio enfim pôde começar

Na coluna da semana passada comentamos a espera ansiosa de produtores da região de Imbituva, no Paraná, pela chuva para poderem iniciar o plantio do tabaco nesta safra. Pois no domingo ela finalmente veio. E, assim, o agricultor Rafael Reis, da localidade de Ribeira dos Leão, que havia nos enviado foto de seus canteiros com as mudas prontas e só esperando a hora do transplante, ontem pela manhã nos enviou a foto ao lado. Com as mesmas mudas já todas colocadas dentro do carretão e de saída rumo à lavoura. Ou seja, o dia de ontem deve ter sido de muito trabalho tanto na propriedade de Rafael quanto na dos vizinhos. Puderam, até que enfim, fazer o plantio com mais tranquilidade e com a certeza de que as mudas se fixariam. Naquela região choveu de 30 a 50 e em alguns lugares a até 100 milímetros. Boa sorte para todos nessa safra!

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile