ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da Oktober: último fim de semana tem tradição dos Jogos Germânicos

Apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os tradicionais Jogos Germânicos também estão presentes na 36ª Oktoberfest. Contudo, nesta edição, eles são realizados sem a participação dos visitantes, em virtude das restrições sanitárias. As demonstrações acontecem em um dos estandes no Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest.

Outra atração que anima e diverte o público é a Olimpíada Rural, realizada como demonstração na Avenida Oktoberfest, no centro do parque. É uma realização da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). A entidade participa de todas as edições da Oktoberfest com demonstrações divertidas de serra-tronco, troca de roda de carroça, bolão de mesa, corrida com carrinho de mão e cabo de guerra. A primeira edição ocorreu no primeiro fim de semana da festa e a segunda será no último dia do evento, neste domingo.

Publicidade

Forças de segurança
Uma das entidades que marcam presença a cada edição da Oktoberfest é o Exército Brasileiro. Na 36ª Oktober, um dos espaços que chamam a atenção do público é a exposição do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), ao lado do Ginásio Poliesportivo. A mostra contém materiais usados no cotidiano e durante o treinamento dos militares, como kits de primeiros socorros, equipamentos de manutenção do armamento e itens de alimentação dos soldados – caso da ração R2.

Publicidade

Também estão no local fardamentos históricos, boinas e outros itens, além de informações sobre o ingresso na carreira militar. Um dos destaques são as viaturas: seis tanques blindados, alguns que pertencem à base de Santa Maria e são utilizados no Desfile Motorizado do 7º BIB, que ocorrerá às 14 horas deste sábado no entorno do Memorial dos Atletas.

Também está presente o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul. Além de possuírem um estande para visitação, os bombeiros fizeram apresentações com os cães de resgate Safira e Barney e uma demonstração de rapel para hasteamento da bandeira do Brasil. Além disso, a Brigada Militar apresentou ações de policiamento com os cães Bud, Radar, Duck e Meg, do Canil da Força Tática. Os policiais militares responsáveis pelo treinamento dos animais mostraram diversos exercícios e ações utilizadas durante as operações e abordagens ostensivas.

Publicidade

Cuca com linguiça
Quem visita a Oktoberfest sabe que um dos maiores atrativos da festa são as inúmeras opções de gastronomia. Dentre os pratos servidos no evento, o mais procurado é aquele que é considerado o símbolo da festa: a cuca com linguiça. Uma herança da imigração alemã da região, as receitas de cuca vieram da Alemanha na bagagem dos imigrantes e são repassadas dos pais para os filhos. Na Festa da Alegria elas surpreendem pela variedade de sabores, como uva, banana, coco, chocolate, goiabada, ao queijo, nata, framboesa e as salgadas com linguiça. O prato típico servido na festa leva rodelas de linguiça cozida e fatias de cuca, e faz muito sucesso com o público.

Publicidade

Além disso, quem visita a festa tem muitas opções. O Pavilhão Central conta com um restaurante com buffet por quilo e os espaços ao ar livre, chamados de Oktober Garden, têm palcos de apresentações e food trucks. O Oktober “Perto do Fogo”, situado no gramado em frente à Bierhaus, é uma nova experiência no evento, com almoços e jantares temáticos, como porco no rolete e costelão. Já o Bierhaus Pub conta com almoços e jantares especiais. Completam a experiência duas praças de alimentação e a Vila Típica, um lugar de gastronomia diversa e diferenciada, com preferência para os lanches típicos.

Espaço da economia local
A Feirasul impulsiona a economia local e oportuniza negócios durante o evento. Na 36ª Oktoberfest, a feira está localizada nos Pavilhões 2 e 3, com a participação de 75 expositores de diferentes setores, de Santa Cruz e região. “Cerca de 70% são de empresas locais, que buscam no evento uma oportunidade de realizar bons negócios”, afirma o coordenador da Feirasul, Luiz Wendt. Um dos objetivos da Coordenação Executiva da 36ª Oktober, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, foi justamente de apoiar as empresas, prestadores de serviços e profissionais, que foram muito prejudicados pela pandemia.

Publicidade

Entre as mudanças desta edição, o espaço ganhou corredores mais largos e há limitação de público. O Pavilhão 2 possui expositores de móveis, colchões, tapeçaria, cortinas, purificadores de água, climatizadores comerciais, materiais elétricos, equipamentos de telefonia e comunicação, calçados e automação industrial, além de estandes de divulgação institucional. Já no Pavilhão 3 podem ser encontradas lojas de roupas, calçados, artesanato, artigos de decoração e agroindústria familiar.

Publicidade

LEIA MAIS: Ritmos de Oktober terá tributo pop rock e show com Maria do Relento

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta