Uma das tradições da Oktoberfest, o Dia da Maturidade Ativa é marcante pela grande participação do público e também pela animação. Na data, a Festa da Alegria recebe em média 25 mil pessoas, incluindo grupos da terceira idade e excursões de mais de 50 cidades gaúchas. A programação costuma começar cedo, na Praça Getúlio Vargas, com uma caminhada acompanhada pela família Fritz e Frida e as soberanas até o Parque da Oktoberfest.
Neste ano, em função dos protocolos, não haverá caminhada, mas a presidente da 36ª Oktoberfest, Roberta Pereira, diz que a programação ainda será especial. “O Dia da Maturidade Ativa sempre teve histórico de ser uma das datas mais alegres e movimentadas da festa. Neste ano vai ser diferente, mas fizemos uma programação pensando nesse público”, conta. No turno da manhã, pessoas com mais de 55 anos têm entrada gratuita. São esperados idosos e grupos de Santa Cruz do Sul para conferir os shows itinerantes e nos palcos, o desfile interno, além de outras atrações, como a Feirasul e o café colonial.
LEIA MAIS: Nesta segunda-feira será o Dia da Maturidade Ativa na 36ª Oktober
Publicidade
Grupo familiar de instrumentos inusitados
Um dos grupos mais tradicionais que se apresentam na Oktoberfest é a banda formada pela família Hirsch. Os cinco irmãos e um primo, naturais de Linha São João, no interior de Sinimbu, tinham como hábito cantar nas horas de folga, quando a família estava reunida, e assim surgiu o Grupo Os Colonos. Há cerca de 20 anos, a família criou a banda usando instrumentos inusitados, como uma bateria feita de madeira, lata, tampa e arame, uma máquina de plantar sementes e um reco-reco gigante de bambu. O grupo é formado pelos irmãos Íris Kumm na plantadeira, Iria Eifert no reco-reco, João Hirsch na bateria, Jorge Hirsch no violão e Marcos Hirsch no contrabaixo, além do primo Luiz Schoenherr na gaita.
Os Colonos têm como lema não mostrar perfeição, e sim fazer diversão, o que levam a sindicatos rurais, festas da terceira idade, desfiles, casamentos e aniversários, entre outros eventos. Além do repertório característico, que inclui muitas músicas em alemão, a banda possui um traje oficial composto por chapéu de palha e camisa xadrez, e já gravou seis DVDs e cinco CDs.
LEIA MAIS: Tem boa música para todos os estilos na Festa da Alegria
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!