Pela primeira vez, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul conta com uma coordenação exclusiva dedicada a ações inclusivas, garantindo a acessibilidade em todo o parque. Conversamos com a coordenadora Cristiane Schuck, que explicou as várias medidas implementadas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, desde o credenciamento até os espaços internos. Entre as iniciativas estão um mapeamento de acessibilidade, melhorias nos acessos e a identificação de locais prioritários.
O evento oferece o cordão de identificação do girassol, abafadores de som para pessoas com sensibilidade auditiva, placas informativas sobre áreas com ruído e cadeiras de rodas para pessoas que têm mobilidade reduzida. Além disso, há tradutores de Libras e banheiros familiares à disposição. Ao término da festa, será realizado um levantamento do número de visitantes com deficiência.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Oktober: espaços “instagramáveis” chamam atenção do público
Publicidade
Hoje, a partir das 20h30, o Pavilhão Central receberá um evento especial: o Baile das Ex-Soberanas da Oktoberfest. Pela primeira vez incluído na programação oficial, o baile reunirá as ex-soberanas, que foram convidadas a participar usando suas coroas, faixas ou trajes típicos. Pelo menos 30 já confirmaram presença.
A animação ficará por conta da tradicional banda Os Atuais. Haverá ainda uma homenagem à corte atual – a rainha Tatiane Caroline Voese D’Avila e as princesas Nathalia Konzen da Silva e Karoline Ribeiro Klaus (foto). Após a cerimônia, será realizado um momento de integração, com fotos e as clássicas danças, como a popular So ein schöner Tag (Fliegerlied) e a dança da Marreca, unindo as soberanas de diferentes épocas. Desde a primeira Oktoberfest, em 1984, a festa já teve 39 cortes de soberanas, totalizando mais de 120 mulheres.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Oktober: sabores exóticos
Publicidade
A programação da Oktoberfest também se estende além do parque. Hoje, às 19h30, a Comunidade Evangélica do Centro sediará o 9º Encontro de Corais Adultos. O evento contará com a participação dos corais da Afubra (masculino e misto), do Centro Cultural 25 de Julho, do Coral Cruzeiro de Boa Vista, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santa Cruz do Sul e do Coral de Vale do Sol. Além de seus repertórios tradicionais, os grupos interpretarão ao menos uma canção em alemão em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Mais de cem coralistas devem participar dessa celebração cultural.
LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA POR DENTRO DA OKTOBER
Publicidade
This website uses cookies.