Categories: Política

‘População sabe que o País melhorou’, diz governo federal em campanha

A nova campanha publicitária do governo federal usa a imagem de um homem embaixo d’água, sem respirar, e um relógio travado como analogias para os “avanços” dos dois anos de governo Michel Temer à frente do Palácio do Planalto. A inserção traz uma resposta velada à baixa popularidade da gestão emedebista nas pesquisas de avaliação. “No fundo, você sabe que (a situação) melhorou”, diz o texto final.

Os dois vídeos fazem parte das ações publicitárias do governo para celebração dos dois anos de Michel Temer na Presidência, completados no último dia 12 de maio. As imagens estão sendo usadas em perfis oficiais do governo nas redes sociais e integram um “tuitaço” organizado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) para divulgar as medidas tomadas pelo Poder Executivo desde 2016 até agora.

Na primeira peça publicitária, um homem aparece submerso e sem respirar. “Era mais ou menos assim que o brasileiro estava em 2016, no caos, na desesperança, enfrentando a maior crise de todos os tempos, os problemas só aumentavam e não havia saída”, diz o locutor antes da água começar a baixar lentamente. “Aos poucos e com muito trabalho, as coisas foram melhorando. Saímos da recessão, a economia já dá os primeiros sinais de recuperação, já tem mais comida na geladeira”, complementa o narrador no mesmo momento em que a água baixa completamente e o ator volta a respirar. “O Brasil voltou a respirar. No fundo, você sabe que melhorou.”

Publicidade

LEIA MAIS
Em vídeo para jovens, Temer revela que é fã de séries
Temer lamenta violência entre Israel e Palestina e faz ‘um chamado à paz’

 

Em outra publicidade, a imagem foca em um relógio que está travado no mesmo horário. “Dois anos atrás o Brasil estava parado no tempo. A economia parou e a população ficou paralisada com a crise. Desemprego, desordem, desesperança, mas a gente não podia perder tempo”, diz a peça assim que o ponteiro do relógio volta a andar. “Fizemos as reformas, avançamos e hoje o País já começa a sair da crise. Hora de seguir em frente. No fundo, você sabe que melhorou.”

Publicidade

Nesta semana, o governo também realizou um evento, no Palácio do Planalto, sobre os dois anos da gestão Michel Temer. O convite para a cerimônia provocou uma crise interna e teve de ser alterado de última hora. Expedido pelo cerimonial do Planalto, o documento trazia o slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2”. O mote foi considerado desastroso por aliados de Temer porque, sem a vírgula após o verbo, poderia passar a impressão de que o País regrediu duas décadas sob a gestão do MDB.

Além disso, foi divulgada uma cartilha com todas as principais “ações e resultados” entre 2016 e 2018. Apesar de ter 36 páginas recheadas de gráficos e ilustrações, a cartilha com o slogan “O Brasil voltou” – criado no ano passado pelo publicitário Nizan Guanaes – não menciona o combate à corrupção como “vitórias” do governo Temer, neste período à frente do Executivo.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.