Desde segunda-feira, 4, ocorre em todo o Brasil a 24ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, vírus causador da gripe. Nessa primeira fase, a vacinação está disponível somente para trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos. Esses grupos serão ampliados na segunda etapa, mas a aplicação não será oferecida para toda a população. Aqueles que tiverem interesse, porém, podem adquirir a vacina de forma particular.
O imunizante está disponível em farmácias e clínicas de Santa Cruz do Sul por um preço médio de R$ 100,00. No entanto, vale a pena pesquisar, pois o valor pode variar até R$ 40,00 entre o local mais barato e o mais caro. A principal diferença é que a vacina comercializada é tetravalente, ou seja, oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e dois subtipos da Influenza B. O imunizante disponibilizado pelo SUS, por outro lado, é trivalente e protege somente contra um vírus do tipo B, além das outras duas já citadas.
LEIA MAIS: Campanha de vacinação contra a gripe começa com grande procura
Publicidade
Para ser imunizado não é necessário apresentar indicação médica, mas é preciso estar atento a algumas orientações. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas que apresentaram anafilaxia (reação grave) a doses anteriores. Quem tem alergia ao ovo deve consultar o médico, tendo em vista que a vacina possui componentes derivados do ovo capazes de provocar reações adversas.
Outra dúvida comum diz respeito à Covid-19. Desde setembro do ano passado, o Ministério da Saúde não recomenda mais um intervalo mínimo entre as vacinas contra o coronavírus e contra a gripe. Elas podem, inclusive, ser aplicadas no mesmo dia, se for o caso. Contudo, se a pessoa positivou para a Covid-19, a orientação é esperar pelo menos 30 dias após o diagnóstico para receber a vacina da gripe.
LEIA MAIS: Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!