Para ampliar o número de pessoas protegidas da febre amarela em Vera Cruz, os agentes comunitários de saúde estão verificando as carteiras de vacinação na zona rural do município. “Pedimos aos moradores do interior do município que facilitem o trabalho dos agentes comunitários. Procurem com antecedência e deixem a mão as carteiras”, requer a coordenadora do setor de imunizações, enfermeira Jaqueline Thier Müller.
Vera Cruz tem indicação para vacinar contra a doença desde 2009. No entanto, a cobertura atinge 82,53% da população do município. Como a transmissão do vírus se dá na forma silvestre, em áreas de mata, a Secretaria Municipal da Saúde, vem monitorando a cobertura na área rural do município.
Aqueles que não estiverem com a carteira em dia serão encaminhados às salas de vacinação. No Posto de Saúde Central, a imunização é realizada as segundas, quartas e sextas-feiras. O atendimento leva em conta a quantidade de 10 doses e a duração da vacina depois do frasco aberto. Na Estratégia de Saúde da Família de Vila Progresso, a aplicação ocorre nas quartas e na ESF do bairro Arco-Íris às sextas-feiras.
Publicidade
O Rio Grande do Sul não registra casos de febre amarela em humanos desde o ano passado, mesmo assim a orientação é vacinar a população rural. Os moradores da área urbana também podem se proteger contra a doença, mas não haverá busca de moradores não imunizados pelos agentes comunitários de saúde. “Não há motivo para pânico. É uma medida para imunizar as pessoas que ainda não fizeram vacina”, resume a secretária da pasta, Eliana Giehl.
This website uses cookies.