Os dados preliminares do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população de Candelária é de 28.718 habitantes. O número é 4,62% menor em relação ao levantamento de 2010, quando houve o recenseamento de 30.110 pessoas no município. As informações foram dadas pelo coordenador de área do IBGE, Diogo Cesar Fortes, e pelo supervisor de área, Cristian Matte, na Secretaria Municipal de Administração.
LEIA TAMBÉM: Candelária celebra a 11ª Chococande; confira a programação
A reunião, que aconteceu na última semana, teve a participação de secretários municipais e de líderes locais. Segundo os representantes do IBGE, a visita foi para apresentar ao município os dados preliminares do Censo 2022, dialogar com os líderes locais e identificar possíveis cadastros que possam auxiliar na fase final de apuração.
Publicidade
Todos os domicílios foram georreferenciados, sendo identificados 14.088 cadastrados, dos quais 11.384 estão ocupados. O trabalho foi dividido em setores censitários, sendo 54 urbanos e 42 rurais.
A média de moradores por domicílio apurada chegou a 2,52, enquanto em 2010 era de 2,87. Os representantes do IBGE elogiaram a mobilização em Candelária, avaliando como a maior dos 14 municípios de sua área de abrangência. Comentaram ainda que, entre todos que integram o escritório, apenas Sobradinho se manteve na população apurada no censo anterior. Os demais apresentaram perdas de moradores.
LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria inicia mudanças em acessos vicinais próximos aos pedágios
Os representantes do IBGE revelaram que acreditam que a população final de Candelária vai chegar perto de 29 mil habitantes, considerando haver ainda 96 domicílios sem aplicação do questionário.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade