Técnicos da secretaria de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires trabalham na vistoria, com avaliações estruturais e medições das pontes e cabeceiras. Em torno de 12 pontes, entre as localidades de Linha Sapé até a Região Serrana, devem receber a inspeção.
A intenção é identificar eventuais falhas, desgastes, comprometimento dos pilares, e a necessidade de construção de nova ponte e restabelecimento das cabeceiras. “Em uma primeira análise, foi observada a erosão do aterro das cabeceiras, devido ao desvio do fluxo hídrico em função do grande acúmulo de material vegetal junto a ponte, como é o caso em Linha Andreas e em Linha Antão”, destacou o engenheiro civil responsável pelo laudo técnico, Adilson Stertz.
LEIA TAMBÉM: Decreto proíbe passagem de veículos de mais 20 toneladas na ponte de Albardão
Publicidade
Em alguns pontos de Venâncio Aires já foram realizadas as avaliações, e está em andamento a emissão de um relatório com os laudos técnicos e peças gráficas, com especificações e grau de deterioração de cada uma delas e se há a necessidade de estudos complementares. Após o laudo estar concluído, a Administração Municipal terá condições de encaminhar os procedimentos e as medidas necessárias na busca por recursos para a reconstrução das pontes e cabeceiras.
Ainda de acordo com Stertz, por questões de segurança, foi realizada uma análise para saber qual a resistência de algumas pontes, e a instalação de placas informativas. Pontes que estão com o trânsito parcialmente liberado receberam placas de sinalização informando o limite de peso. Essas condições são provisórias e serão restabelecidas assim que todos os reparos fundamentais sejam realizados.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙