Regional

Ponte sobre o Rio Jacuí ganhará sistema de iluminação pública

Um sonho de mais de 50 anos da comunidade, especialmente de Rio Pardo, começa a virar realidade a partir desta segunda-feira, 20. O prefeito Rogério Monteiro assinará às 14 horas, na Prefeitura, o termo de início da implantação do sistema de iluminação pública em LED para a Ponte General Gomes Freire de Andrade , sobre o Rio Jacuí, que liga a cidade com Porto Alegre e o Sul do Estado.

A construção da ponte original começou em 1951, sob a responsabilidade do engenheiro Carlos Souza. A conclusão ocorreu em 24 de novembro de 1957, e a estrutura foi batizada de General Gomes Freire de Andrade. Em 23 de setembro de 1990, o barco graneleiro Alazão, carregado com 2,8 mil toneladas de trigo, chocou-se contra dois pilares e provocou a queda de 150 metros da ponte da BR-471, gerando transtornos e prejuízos à economia de toda a região.

LEIA MAIS: FOTOS: os 30 anos de um acidente que marcou toda a região

Publicidade

A queda da estrutura transformou a rotina dos rio-pardenses e gerou impactos em toda a região. Além das perdas financeiras impostas pela restrição de mobilidade, o acidente representou o fim do transporte hidroviário no Jacuí, sobretudo para o escoamento da produção agrícola. A população que dependia da ponte precisou se adaptar a uma nova rotina, com a travessia do rio por balsa.

A recuperação da obra pela Cejen Engenharia ocorreu entre 4 de abril de 1991 e 30 de setembro de 1992. A travessia, com total de 647 metros de comprimento, foi reaberta no dia 13 de novembro de 1992. A reivindicação para implantação do sistema de iluminação existe há muitos anos, para maior segurança à noite.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.