“É uma estrutura muito importante que faz falta.” Assim resumiu o prefeito José Marcelo Laufer, de Gramado Xavier, sobre a Ponte da Integração, que foi destruída pela força das águas do Rio Pardo no dia 18 de novembro, quando uma enxurrada atingiu os vales do Rio Pardo e Taquari.
A travessia, que estava localizada na divisa dos municípios de Gramado Xavier e Lagoão, vai ser reconstruída. “Desde que a estrutura foi levada, estamos trabalhando para a construção de uma nova ponte, toda em concreto, pois sabemos da importância que essa estrada tem para a comunidade”, ressalta Laufer. Ter uma ponte no local era um desejo de 25 anos da comunidade.
A Ponte da Integração, assim denominada, foi inaugurada em julho deste ano, mas não suportou a força das águas e foi levada rio abaixo. Desde então, a passagem de veículos e pedestres foi bloqueada. A estrutura havia reduzido em 30 quilômetros a distância entre as duas cidades e se tornou uma importante ligação para a RSC-153, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região Centro-Serra.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Caminho mais curto entre Gramado Xavier e Lagoão: Ponte da Integração é inaugurada
Conforme o prefeito, a última enxurrada nesse nível foi registrada em 2010. “Prevemos que a nova estrutura tenha 40 metros de extensão. Essa doada pelo Daer tinha apenas 25 metros.” Reuniões sobre o assunto já estão ocorrendo com o prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo, e a Defesa Civil. Não foi informado prazo de início da obra, já que faltam recursos para começar os trabalhos. “Estamos vendo detalhes, alguns deputados já demonstraram interesse em ajudar. No início do próximo ano, queremos dar andamento”, afirma Laufer.
No dia em que a forte chuva atingiu Gramado Xavier, famílias da cidade e do interior do município sofreram danos em suas residências. De acordo com um levantamento feito pela Defesa Civil, 60 residências foram afetadas pelo granizo no dia 18 de novembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura interdita Ponte da Integração após aterro ceder
O prefeito de Gramado Xavier, José Marcelo Laufer, disse que, na época, imediatamente foram adquiridas 5 mil folhas de telhas para ajudar essas famílias. “Logo providenciamos o material para não deixar as pessoas na rua. Hoje não há mais desabrigados.”
A antiga ponte metálica tinha 25 metros de extensão e conectava as localidades de Arroio dos Sapos (Lagoão) e Linha Navegantes (Gramado Xavier). Foi uma doação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do governo do Estado. A estrutura que foi levada pela enxurrada teve capacidade para suportar veículos com até 20 toneladas e a passagem de apenas um por vez. O custo total da obra ficou em R$ 290 mil, com um aditivo de R$ 59,6 mil.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.