Após 25 anos de espera, os moradores de Gramado Xavier e Lagoão poderão utilizar, em breve, a ponte que vai ligar os dois municípios. A estrutura será inaugurada e liberada no dia 29 do próximo mês, às 9 horas. O novo trajeto vai reduzir em cerca de 30 quilômetros o caminho entre os dois pontos. A construção foi realizada por meio de uma parceria entre as prefeituras.
A estrutura metálica de 25 metros de extensão, que vai conectar as localidades de Arroio dos Sapos (Lagoão) e Linha Navegantes (Gramado Xavier), foi recebida a partir de uma doação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do governo do Estado. Ela ficava sobre a ERS-322, que ganhou uma ligação de concreto.
LEIA TAMBÉM: Instalação de ponte vai facilitar acesso à RSC-153 para Lagoão e Gramado Xavier
Publicidade
Conforme o chefe de gabinete de Lagoão e coordenador do grupo de trabalho para execução da ponte, Dilamar Garcia, a obra está em fase de acabamento. “Após a montagem, ocorrerá a colocação das madeiras que vão fazer parte do tablado da ponte.” Concluída essa fase, serão feitos o aterro e a preparação das cabeceiras para acesso dos veículos.
O coordenador do grupo de trabalho aponta que apenas automóveis de passeio e caminhões de até 24 toneladas poderão passar em razão das características do terreno e também da segurança dos condutores. “Por ser um local de serra, trechos estreitos da estrada e com curvas acentuadas, além de declives e aclives fortes, esses fatores podem dificultar o tráfego de caminhões com muita carga”, observa Garcia.
LEIA TAMBÉM: Grupo planeja interromper a RSC-153 para exigir reparos
Publicidade
A obra da estrutura estava orçada em R$ 290 mil no projeto inicial. Em virtude da construção da base de concreto que dará sustentação à ponte, houve um aditivo de R$ 59,6 mil. “Em uma das margens do rio, a rocha sólida foi localizada a quatro metros de profundidade, demandando maior quantidade de material para aterro”, explica o chefe de gabinete. O valor total do projeto será dividido entre os dois municípios.
A ponte, além de se tornar uma importante ligação entre as comunidades de Linha Navegantes e Arroio dos Sapos, vai conectar o Vale do Rio Pardo à Região Centro-Serra. Para o secretário de Administração e Planejamento de Gramado Xavier, Evandro Casanova, o objetivo é facilitar o fluxo entre as regiões. A estrutura será denominada de Ponte da Integração. “Hoje, a distância até Sobradinho é de 130 quilômetros, e passará a ser de 66 quilômetros. Já até o município de Lagoão, o percurso vai encurtar para 29 quilômetros”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Comitiva pede asfalto para a ERS-422
Publicidade
Estrutura vai fomentar economia dos municípios
A obra terá ainda mais importância para os dois municípios diretamente envolvidos, pois vai contribuir para impulsionar a economia naquela região. Atualmente, para quem se desloca de Lagoão até Porto Alegre, por exemplo, o trajeto é feito via municípios de Segredo, Sobradinho e Candelária ou por Soledade, pela BR-386. “Com a ponte, quem sai de Lagoão acessa a RSC-153, na altura do trevo de Gramado Xavier. Encurtando o trajeto em 30 quilômetros, além de desviar da subida da serra de Candelária, na ERS-400, e desviar de uma praça de pedágio”, ressalta Garcia.
Além disso, outros setores também começam a ganhar um olhar especial, como belezas naturais e fomento da economia. “É algo que vai possibilitar à nossa economia uma nova opção, abrindo outro mercado, seja para o comércio ou profissionais liberais. Também estamos realizando o levantamento sobre o potencial turístico da região”, elenca o secretário Evandro Casanova. O secretário de Gramado Xavier frisa que a ideia é explorar as belezas naturais naquela parte do Vale do Rio Pardo. “Para isso, estamos em conversação constante com a administração municipal de Lagoão e o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) para desenvolvermos esse projeto”, completou.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!