A duplicação da ponte sobre o Rio Taquari, na RSC-287, em Mariante, no município de Venâncio Aires, deve ocorrer em até três anos, ou seja, até 2027. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Rota Santa Maria, Leandro Conterato, em reunião virtual na manhã dessa sexta-feira, 14, com o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, o deputado estadual Edivilson Brum (MDB) e a gerente de comunicação da concessionária, Cassiane Kersting.
O diretor afirmou que um estudo será realizado para saber qual a dimensão da ponte, prevendo novas enxurradas, e provavelmente a construção de galerias próximo à estrutura, onde a pista foi levada pela água. “Com a construção de galerias, a água terá mais vazão para seguir seu curso, e com isso, auxiliar na contenção da subida do nível do rio neste local”, explicou Conterato.
LEIA TAMBÉM: Trânsito na ponte sobre o Rio Pardo, na ERS-403 é liberado
Publicidade
O prefeito Carlos Gustavo Schuch já havia encaminhado o assunto na reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Ele diz que uma nova ponte com estrutura prevendo grandes enxurradas pode evitar um colapso, em caso de abalos na estrutura atual. Isso poderia deixar a ligação do Vale do Rio Pardo e região central comprometida com a região metropolitana, já que a construção de uma nova ponte levaria muito tempo.
“Temos que pensar que a ponte atual, com 576 metros de extensão, foi inaugurada em 1958, então já tem 66 anos. Talvez não tenha estrutura nem a altura prevista para chuvas tão fortes e recorrentes como estão ocorrendo, e que podem vir a se repetir”, alertou.
Schuch ficou satisfeito com a afirmação de que a duplicação da ponte será prioridade. Ele salientou a importância da construção de galerias nas proximidades da estrutura, para oferecer maior passagem de água nas enchentes que poderão ocorrer.
Publicidade
This website uses cookies.