São eliminatórias diferentes. Mas Polônia e Egito passaram por sufocos semelhantes na tarde deste domingo, 8, e o resultado final foi o mesmo: vitória e vaga garantida para ambos na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Agora, já são 15 o número de países confirmados no próximo Mundial.
Jogando com o apoio da torcida e precisando de um simples empate contra Montenegro, a Polônia começou a partida de maneira arrasadora, abrindo 2 a 0 com menos de 20 minutos. Contudo, a equipe relaxou no segundo tempo, e viu os visitantes empatarem. Como a vice-líder Dinamarca vencia naquele momento, uma derrota significaria a perda da vaga direta.
Aos 40 minutos, numa falha grotesca da defesa, o artilheiro Robert Lewandowski tirou sua seleção do sufoco. Ainda deu tempo da Polônia anotar mais um gol, fechando o placar em 4 a 2 e garantindo a liderança do Grupo E e a vaga no Mundial após 12 anos. A Dinamarca ainda sofreu o empate da Romênia no fim e vai ter que se contentar com a vaga na repescagem europeia.
Publicidade
Já no Grupo C, a Alemanha confirmou os 100% de aproveitamento com goleada sobre Azerbaijão por 5 a 1, em Kaiserslautern. A segunda colocada, Irlanda do Norte, perdeu para a Noruega por 1 a 0, mas confirmou vaga nos playoffs. Pelo Grupo F, a Eslováquia venceu Malta por 3 a 0 e fechou a chave em segundo, mas depende de resultados de outros grupos para saber se vai disputar a repescagem.
Salah comanda classificação egípcia
Foi sofrido, mas o Egito confirmou a vaga na Copa do Mundo depois de 28 anos de espera, e restando ainda uma rodada nas eliminatórias africanas. Jogando em um estádio abarrotado torcedores em Cairo, a seleção egípcia venceu Congo por 2 a 1, com dois gols de Mohamed Salah, atacante do Liverpool. Mas o tento da vitória saiu apenas aos 45 minutos do segundo tempo, de pênalti.
Publicidade
Em boa fase no Liverpool, Salah foi o herói egípcio neste domingo
Foto: Getty Images
Com a vitória, o Egito abriu quatro pontos de vantagem sobre a vice-líder Uganda e não pode mais ser alcançada no Grupo E. Além dele, a Nigéria também garantiu lugar na Copa antecipadamente. As últimas três vagas africanas serão decididas apenas em novembro. Tunísia, Marrocos e Senegal lideram suas chaves.
Seleções já confirmadas na Copa do Mundo:
– Rússia (país-sede)
– Alemanha
– Arábia Saudita
– Bélgica
– Brasil
– Coréia do Sul
– Costa Rica
– Egito
– Espanha
– Inglaterra
– Irã
– Japão
– México
– Nigéria
– Polônia
Publicidade