Centro-Serra

Polo de Educação a Distância completa 15 anos e lança livro

Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho completou, em 2022, 15 anos de existência. Foi criado pela Lei Municipal nº 2.865 de 6 de julho de 2007 para oferecer educação superior em parceria com instituições federais de ensino superior.

Durante este período a Administração Pública de Sobradinho contribuiu para o desenvolvimento de toda região Sul, pois recebeu alunos de 120 municípios diferentes e alguns alunos de outros estados. O objetivo do Ministério da Educação e Cultura (MEC) ao implantar os polos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi alcançado, juntamente de algumas Prefeituras Municipais, pois promoveu oportunidade de estudo para pessoas desprovidas de condições financeiras ou distantes dos grandes centros urbanos. 

A existência do Polo UAB de Sobradinho possibilitou a realização do sonho de muitas pessoas, de fazer um curso de graduação em universidade federal. Nestes 15 anos, o Polo recebeu 28 cursos de graduação, com duração de 4 anos, formando 537 profissionais aptos a trabalhar na educação básica, na administração pública e na agricultura familiar. Também ofereceu 23 cursos de pós-graduação/especialização na área educacional, de tecnologias, gestão em saúde, gestão ambiental, gestão pública e gestão em enfermagem, qualificando 434 profissionais. Além disso, ofereceu dezenas de cursos técnicos, capacitando centenas de pessoas para atividades no mercado de trabalho.

Publicidade

Neste ano de 2022, o Polo teve 24 formados em Licenciatura em Pedagogia pela UFSM, 27 formados em Licenciatura em Geografia pela Unipampa, 4 formados em licenciatura em Letras/Português Literaturas. Além destes, 7 concluintes do curso de pós-graduação em Educação Física Escolar pela UFPEL e 23 concluintes do curso de especialização em Espaços e Possibilidades para a educação continuada pelo IFSul.

Sobradinho possui 43 docentes com curso de licenciatura e 25 docentes com curso de especialização formados pelo Polo, atuando nas EMEBs, EMEIs ou escolas estaduais do município.

Toda história do Polo, desde sua implantação, está registrada na obra “Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho; conectando pessoas, educação, desenvolvimento”. A obra contou com a participação  de 75 pessoas e teve seu lançamento realizado na 26ª Feira do livro e 15ª Ferarte de Sobradinho, no dia 10 de novembro. 

Publicidade

A coordenadora do Polo, Scheila Secretti, responsável pela organização da obra, juntamente de Diana M. Vendruscollo e Kétrin Drescher, relata que a construção da obra iniciou em 2020 e contou com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria que realizou a revisão pedagógica, linguística e toda diagramação. A impressão foi viabilizada pelo prefeito Municipal de Sobradinho, Armando Mayerhofer, que fez a entrega dos exemplares para todos os escritores, escolas e entidades de Sobradinho. A versão e-book da obra pode ser acessada no site do Polo, no endereço bit.ly/poloeadsobradinho. O livro é composto por 270 páginas contendo muitos relatos, documentos e fotografias.

Um dos textos escritos para a obra é de autoria da tutora presencial do Polo, Lisane Lucia Bernardini, que atuou em 2015 como tutora presencial do Curso Técnico em Administração:

“O Curso Técnico em Administração foi ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa com fomento financeiro da Rede E-tec do Brasil. Os candidatos realizaram processo seletivo e, ao concluir, receberam certificado autorizado pelo MEC. É considerado um curso subsequente ao Ensino Médio, ofertado na modalidade à distância EaD que desenvolve aulas por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e possibilita a formação técnica para ingresso e aperfeiçoamento para o mundo do trabalho. Apesar de ser um curso EaD, teve encontros presenciais nos Polos, oportunidade em que se promoveu o diálogo e a integração entre os estudantes, tutores e professores. Este curso traz ao estudante a qualificação técnica, gerando visão e habilidades para desempenhar a função de administrar processos, através do conhecimento em gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, produção, clima organizacional, liderança e empreendedorismo.

Publicidade

No dia 15 de setembro aconteceu a aula inaugural do Curso Técnico em Administração, na qual compareceram trinta e dois estudantes que foram recepcionados no auditório do Polo EaD de Sobradinho. No momento tiveram a oportunidade de conhecer a coordenadora do Polo Sobradinho, professora Diana Muraro Vendruscollo e a professora Kétrin Drescher, coordenadora dos cursos da Rede E-tec Brasil no município, que orientaram a turma sobre editais e ações que visam promover a permanência e êxito no curso. Também puderam conhecer a mim, como tutora presencial selecionada para atuar junto à turma, e a coordenadora do Campus Santa Rosa, Franciele Forigo. O Curso Técnico em Administração teve duração de dezoito meses e foi a primeira e única turma.                           

Na condição de tutora presencial, vivi oportunidades únicas e muito importantes de excelentes contatos com professores do curso Campus Santa Rosa que agregaram em meu crescimento profissional e também no que se refere ao conhecimento e relacionamentos humanos  virtual e presencial. Saliento que vários professores vieram para aulas presenciais no Polo e isso, com certeza, somou positivamente para manter a turma focada nos objetivos. Paralela aos conteúdos trabalhados, foi necessária a busca do domínio tecnológico e aprofundamento juntamente com a turma. Tivemos que sair da zona de conforto e estar em constante   aprimoramento para  dominar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Enfrentamos dificuldades e muitos desafios, creio terem nos transformado em seres humanos melhores, mais gratos, comprometidos conosco mesmo e com nossos semelhantes, pois frequentaram este curso dois estudantes com necessidades especiais aos quais dedicamos muita atenção e compreensão. Ambos, Pâmela Tatiane Jornada Marion e Everton João Arbugéri com dificuldades na fala e na locomoção, mas com domínio próprio para o bom desempenho nos trabalhos no AVA. As limitações destes dois colegas, a determinação e a persistência por eles apresentadas serviram de alavanca aos demais para prosseguirem firmes participando de todas as atividades do curso.

A função de tutora presencial neste Curso foi gratificante, pois além dos conhecimentos adquiridos durante o acompanhamento das atividades realizadas, exigiu a prontidão e disponibilidade de estar atenta ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para fazer a mediação entre os professores e a turma, destacando-se a grande importância de apoiar, acompanhar e orientar os estudantes durante o desenvolvimento das atividades de cada disciplina, identificar problemas individuais e coletivos, intervir adequadamente buscando informações junto aos professores, colaborando na melhoria do processo ensino aprendizagem, tendo sempre o especial apoio da Coordenação do Polo EAD Sobradinho. Com muito orgulho e sentimento de dever cumprido, posso afirmar que atingimos os objetivos, pois em maio de 2017 foram vinte e sete formandos que receberam o certificado de Técnicos em Administração, uma das maiores turmas que se manteve do início até a formatura.”

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.