Depois de um ano de catástrofes climáticas que provocaram uma destruição nunca antes vista no Rio Grande do Sul e de disputas políticas acirradas nos municípios, muitas pessoas desejam saber o que virá pela frente e como se preparar para o próximo ano. Para tanto, a Gazeta do Sul consultou o babalorixá Antônio Rogério de Souza, o Pai Antônio de Ogum. Fundador e diretor do templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, ele jogou os búzios e fez previsões sobre o que está por vir.
O religioso chama a atenção inicialmente para os orixás regentes de 2025: Iansã e Xangô. Ambos são os senhores das tempestades, raios e trovões, e vão demandar orações para que tragam bons ventos. Pai Antônio observa, contudo, que eles também vão cobrar dos homens a destruição provocada na natureza. No esporte, os búzios mostram Internacional e Santa Cruz mais favorecidos, de modo que Grêmio e Avenida precisarão ser competentes e se empenhar mais para alcançar os objetivos.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores de Santa Cruz votou 332 projetos em 2024
Publicidade
Antes de tudo, Pai Antônio faz questão de esclarecer a diferença entre previsões e pré-visões. Segundo ele, a previsão ocorre de maneira individual – quando uma pessoa consulta os búzios – e é mais assertiva. Já as pré-visões contemplam questões mais amplas e coletivas, tornando-se assim suposições do que pode acontecer. Observa ainda a importância de a pessoa acreditar naquilo que está sendo revelado e colocar otimismo e energias positivas para conquistar os objetivos.
“Quando as pessoas são negativas, elas vão colocar essa energia e aí a previsão não vai dar certo”, afirma. Ele critica aqueles que se apegam ao que foi previsto e não se empenham para chegar lá. “Eu não gosto da expressão ‘se Deus quiser’. Quando você diz isso, coloca tudo nas costas dele.” Conforme Pai Antônio, Deus está sempre favorável e disposto a ajudar a todos, mas é preciso demonstrar força de vontade para ser merecedor da providência divina.
LEIA TAMBÉM: Veja a programação das posses dos prefeitos eleitos na região
Publicidade
Por falar em divindades, 2025 será regido pelos orixás Iansã e Xangô. Ambos são ligados à natureza e estarão à frente dos espíritos. Ela é a orixá dos ventos, tempestades e raios, enquanto ele é responsável pelos trovões e pelo fogo. “Chamamos de casal da paixão ou do dendê. Eles vêm para comandar e será um ano de refletir e repensar aquilo que não foi feito em 2024. Vão cobrar e querem que você acerte, mas também querem que seja justo, como eles são.”
Pai Antônio salienta que os orixás não ajudam o injusto e o mentiroso. “A justiça vai caminhar para quem estiver dentro e do lado dela. Quem não estiver, vai sofrer as penalidades.” Como exemplo, cita pessoas que fazem oferendas para essas divindades em busca de auxílio em questões judiciais. Se o pedido não for justo, contudo, será em vão. “Orixá é santo, é luz e verdade. Assim sendo, não podem favorecer aquele que mente. Isso não é possível.”
LEIA TAMBÉM: Mega da Virada: apostas podem ser feitas até as 18 horas desta terça-feira
Publicidade
Iansã simboliza ainda a mulher guerreira e valente. Em sua regência, Pai Antônio reforça que 2025 será um ano favorável para o fortalecimento feminino. “E não estou falando só no sentido de governo, mas em geral. As mulheres vão ganhar força porque Iansã estará ao lado delas.”
A cor de ambos é o vermelho. “É a cor da paixão, do sangue, da terra e da evolução. A coisa quando esquenta vai para frente, então assim será.”
LEIA TAMBÉM: Inmet alerta para risco de temporal ao longo desta terça-feira em boa parte do Estado
Publicidade
Tratando-se do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pai Antônio recorda que já havia previsto um 2024 difícil para o político, com ataques tanto físicos quanto espirituais. “Eu recomendei que ele se cuidasse. Ele foi atacado espiritualmente e teve aquele tombo que desencadeou problemas de saúde e internação hospitalar”, salienta.
Para 2025, a previsão dos búzios continua negativa. “Infelizmente não vejo coisas boas e torço para que não aconteça, mas o presidente precisará se cuidar ainda mais.” Os búzios do babalorixá mostraram grandes dificuldades e, inclusive, a morte de Lula. “Eu pediria que não, porque acredito que é um ser humano preocupado com o povo. Entretanto, aqui está me dizendo que ele terá de ter cuidado com a própria saúde, espiritual e física.”
LEIA TAMBÉM: Entre junho e setembro, operação que apurou desvios na Asan chamou a atenção
Publicidade
Acerca do governo federal, destaca a importância dos acertos e alinhamentos para permitir a prosperidade e os avanços desejados.
Depois de um período eleitoral conturbado, Sérgio Moraes (PL) foi o escolhido pela população para governar Santa Cruz do Sul nos próximos quatro anos. Conforme Pai Antônio, os búzios mostram um 2025 de entendimento e busca por acertos para “arrumar a casa”. Ele vê um bom governo de Moraes, com conquistas para o município, entre elas novos empreendimentos. “Será um ano de acerto e, ao mesmo tempo, de busca por progresso para Santa Cruz.”
LEIA TAMBÉM: Veja as dezenas que mais vezes foram sorteadas na Mega da Virada
O babalorixá vê a cidade em um caminho de prosperidade e que pode render grandes frutos no futuro. Para alcançá-los, contudo, o novo governo precisará ser coeso. “Santa Cruz está com o que o povo elegeu, acredito que temos tudo para dar certo.”
O ano de 2024 ficará marcado pela maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. Centenas de cidades sofreram prejuízos pelas enchentes e enxurradas, que deixaram 183 mortos e mais de 800 feridos. Sob a regência de Iansã e Xangô, Pai Antônio diz que será preciso muita fé e oração para enfrentar as questões climáticas em 2025. “Todos nós sabemos que isso já é esperado, porque nós não cuidamos da natureza e ela está nos assolando com essas tragédias.”
LEIA TAMBÉM: Moradores da região são premiados no último sorteio da promoção Conta com a Sorte Corsan
Reforça ainda que os orixás, apesar de governantes dos ventos, tempestades, raios e trovões, não provocam esses fenômenos. “Ao natural não são os espíritos que fazem isso, somos nós. Assim, vamos rezar para que eles nos tragam tempo bom.” Há, no entanto, previsão de mais temporais por vir. “Santa Cruz pode passar por problemas novamente, não tão grandes, mas vejo o clima desfavorável para nós.”
A grande sensação do esporte local em 2024 foi sem dúvida o União Corinthians. Depois de três temporadas com resultados abaixo do esperado, o clube parece ter encontrado o caminho ideal e está com 11 vitórias em 18 jogos no Novo Basquete Brasil (NBB). Os búzios de Pai Antônio mostram que o sucesso está ao alcance, mas será preciso encontrar o equilíbrio. “Vejo que eles têm tudo para dar certo, mas terão que alinhar a parte espiritual e a organização para serem vitoriosos.”
LEIA TAMBÉM: Significado da cores no Ano-Novo: escolha a roupa ideal para iniciar 2025
O Periquito garantiu oermanência na elite do Campeonato Gaúcho e terá no torneio estadual a única possibilidade de sucesso em 2025. Os búzios, no entanto, mostram dificuldades internas. “Há alguns problemas que precisarão ser acertados dentro de casa. Vejo que algo vai acontecer entre eles.” Diferentemente deste ano, quando disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2025 o Avenida não conseguiu vaga e está fora das disputas nacionais.
O Santa Cruz viveu uma temporada dramática neste ano. Depois de conseguir retornar à elite do futebol gaúcho pela primeira vez em uma década, o Galo não correspondeu às expectativas e encerrou a participação na competição sem nenhuma vitória – foram quatro empates e sete derrotas. Para 2025, os búzios do babalorixá mostram recuperação e caminhos abertos. “As previsões mostram o Santa Cruz à frente para poder conquistar algo de bom para os seus torcedores.”
LEIA TAMBÉM: Lula sanciona lei que mantém extinção do DPVAT e seguro obrigatório não será cobrado em 2025
O Grêmio encerrou 2024 de maneira melancólica. Após ser eliminado de forma precoce nas copas e lutar contra o rebaixamento até as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, Pai Antônio vê a necessidade de reestruturação para possibilitar resultados melhores no próximo ano. “O Inter está à frente, mas ambos terão que lutar muito para buscar e conquistar aquilo que desejam, principalmente o Grêmio.”
Depois de uma temporada que começou conturbada e terminou com grandes expectativas, o Internacional pode novamente se destacar. Isso porque vermelho e branco são as cores dos dois orixás regentes de 2025, Iansã e Xangô. Assim, Pai Antônio vê o clube com um caminho mais favorável. “Não quer dizer que vai vencer, mas é o preferido para isso acontecer.” Alerta, contudo, que nem sempre o preferido chega lá, mas terá mais facilidade para alcançar os objetivos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.