Deflagrada em 19 de dezembro para reforçar a segurança no período de veraneio em cidades gaúchas banhadas pelo mar ou por lagos, a 52ª Operação Golfinho da Brigada Militar (BM) contempla 25 municípios dos litorais Norte, Sul e Águas Internas com aporte de recursos humanos e materiais. Cerca de 1,3 mil PMs atuam neste ano, inclusive policiais de Santa Cruz do Sul.
Presente na base da BM em Cristal, o primeiro-sargento Severiano Vargas do Nascimento, do 23º Batalhão de Polícia Militar, detalhou o trabalho desenvolvido no município, que fica no sul do Estado e recebe grande público em virtude do balneário banhado pelo Rio Camaquã, conhecido pela grande faixa de areia e águas muito limpas. “Somos responsáveis por realizar um trabalho de policiamento em toda a área do município, sobretudo próximo ao balneário, áreas comerciais, bancárias e também em dois paradouros que recebem grande fluxo de pessoas de todos os lugares do Estado e de outros países”, explicou. O sargento comanda os demais policiais que atuam na Operação Golfinho naquele município.
LEIA MAIS: 7º BIB está sob o comando do tenente-coronel Marcelo Soares de Oliveira
Publicidade
O prefeito de Cristal, Marcelo Krolow, ressaltou o trabalho dos PMs. “Nosso município só tem a agradecer a atuação dos policiais sob o comando do sargento Severiano, que tem se mostrado muito parceiro desde o ano passado, quando, além do trabalho de policiamento, ajudou na fiscalização relativa à Covid-19. Ele e a equipe têm mantido a ordem nesse ambiente, uma vez que temos um efetivo municipal de apenas cinco policiais, sendo que um está em férias.”
Severiano trabalha pela quarta vez na Operação Golfinho. Além dele, em Cristal, também foi de Santa Cruz o soldado Douglas Martins. “É um município com 8 mil habitantes, mas a população aumenta nesta época. Somente durante uma partida do Praiano, chegam cerca de 5 mil pessoas ao balneário”, comentou Nascimento.
O Praiano a que o policial se refere é o tradicional campeonato de futebol de areia, que chegou este ano à 41ª edição. E engana-se quem pensa que não há momentos de tensão durante o trabalho em uma área de lazer. No último domingo, 9, ao final do primeiro tempo, um jogador do Napoli agrediu o árbitro Wagner dos Santos Oliveira a socos, após um colega de equipe ter sido expulso.
Publicidade
O caso gerou repercussão e lembrou o ocorrido em 4 de outubro de 2021, em Venâncio Aires, quando um atleta foi preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado após agredir o árbitro. Da mesma forma, no Praiano, o jogador foi preso em flagrante .“Tivemos que agir e prendemos o rapaz por lesão corporal. Um dos socos atingiu em cheio o rosto do árbitro, que ficou tonto e precisou de atendimento médico. Neste campeonato precisamos de uma atenção especial, pois os ânimos são alterados e há um clima de muita rivalidade nos jogos e entre as torcidas”, disse Severiano. O agressor ficará dois anos sem atuar nas competições realizadas no balneário.
LEIA MAIS: Barcellos da Rosa passa comando do 7º BIB em 13 de janeiro; sucessor já está definido
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.