Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brush

Policiais de Santa Cruz apreendem 20 quilos de maconha durante operação em Santa Maria

Crédito: Polícia Civil

Em apoio na Operação Brush, desencadeada em Santa Maria na manhã desta quarta-feira, 15, policiais civis de Santa Cruz do Sul e também de Vale do Sol apreenderam 20 quilos de maconha e prenderam em flagrante duas pessoas, em apoio à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, durante um cumprimento de mandado de busca em um apartamento.

A ofensiva de combate ao tráfico de drogas em Santa Maria contou com a participação de 188 policiais civis, com o apoio de cem policiais militares com cães farejadores e o helicóptero da Brigada Militar. Além dos 20 quilos de maconha apreendidos em local onde atuaram os policiais do Vale do Rio Pardo, foram confiscados ainda porções de cocaína e crack, três pistolas, uma carabina, diversos carregadores, munições, R$ 45 mil em dinheiro e três veículos.

LEIA TAMBÉM: Conheça os bastidores da maior fuga de presos da história do Vale do Rio Pardo

Publicidade

Ao todo, 19 pessoas foram presas, sendo 13 homens e seis mulheres, com seis tendo sido capturados em flagrante delito pelo crime de tráfico de entorpecentes. Além de Santa Maria, as ordens judiciais foram cumpridas em Santiago, Cachoeira do Sul, Restinga Seca, Itaara, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Pelotas e São Pedro do Sul. O trabalho investigativo que culminou na operação teve início em agosto de 2023.

Durante as apurações, foi identificado o traficante que lidera uma organização criminosa com uma estrutura hierárquica voltada para a prática de múltiplas infrações penais, entre elas o tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo. Conforme o delegado André Diefenbach, trata-se de um grupo criminoso altamente organizado, estruturado de forma empresarial.

O objetivo exclusivo dos faccionados, conforme as investigações, é praticar crimes, utilizando uma revenda de veículos usados para a lavagem de dinheiro. A ação de desta quarta visou também combater os homicídios que vêm ocorrendo em Santa Maria, pois cerca de 80% deles decorre do tráfico de entorpecentes e das facções criminosas.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.