Categories: Polícia

Polícia suspeita que helicóptero resgataria presos

A Polícia Civil trabalha com a possibilidade de que o helicóptero roubado em Canela, no sábado, seria utilizado para resgate de presos. Porém, não indica ode poderia ocorrer o crime. Um dos maiores complexos prisionais do Estado está situado em Charqueadas, município separado de Triunfo, onde a aeronave foi localizada pela Brigada Militar, apenas pelo Rio Jacuí. De acordo com o Chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Emerson Wendt, ações semelhantes ocorridas no País, com uso de aeronave e cordas (que permitiriam a subida de indivíduos), além das estratégias dos criminosos, reforçam a hipótese de fuga. “É uma ação ousada, que merece ser investigada com toda a profundidade possível e necessária”. 

Outra linha levantada pela polícia, segundo Wendt, seria a tentativa de um segundo crime. Na tarde deste domingo, 9, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que está à frente do caso, divulgou a imagem de um dos envolvidos no roubo. O suspeito teria contratado o serviço da empresa Tri Táxi Aéreo, informando o nome falso “William”. Pelo menos cinco pessoas, utilizando armas longas – possivelmente fuzis – teriam participado da ação. O chefe da Polícia Civil não deu detalhes sobre a origem dos criminosos. “É preciso trabalhar com cuidado para não somente identificá-los como também juntar provas”, comentou Wendt. Qualquer informação sobre os envolvidos poderá ser repassada para a Polícia Civil, com anonimato, pelos telefones 0800-510 2828 e (51) 98418-7814.

A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito. Se confirmada a tentativa de resgate de presos, será a segunda vez no ano que criminosos investem em uma ação ousada de fuga. O Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) descobriu, em fevereiro, um túnel para saída em massa do Presídio Central. O espaço teria sido escavado por ordem da facção Os Manos, a qual domina boa parte do tráfico em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

O roubo

O serviço de táxi aéreo foi contratado por volta das 11 horas de sábado, em Canela. Segundo a Polícia Civil, após decolarem, já nas imediações de Triunfo, o cliente rendeu o piloto da aeronave com uso de arma de fogo, exigindo que pousasse o equipamento em uma propriedade rural. No local, outras pessoas se aproximaram do helicóptero e detiveram o piloto. A vítima contou à polícia que bandidos armados teriam embarcado na aeronave (modelo Bell Jet Ranger, prefixo PT-HOJ), e um deles, inclusive, na condição de piloto. A aeronave decolou, fez um sobrevoo e pousou no mesmo local.

Publicidade

O piloto da empresa Tri foi mantido preso em uma casa no sítio, em Triunfo, e depois, foi conduzido pelos criminosos em dois veículos, um Corolla e um Civic, até o Bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, onde foi libertado. A polícia acredita que a liberação da vítima tenha ocorrido somente após o grupo desistir da ação criminosa. No entanto, ainda não se sabe o que teria frustrado o plano. Conforme a Polícia Civil, o helicóptero foi localizado pela Brigada Militar em uma área rural de Triunfo. 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.