Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Polícia investiga agressão contra professora em escola de Pantano Grande

Um caso que tem repercutido no município de Pantano Grande ao longo desta semana agora terá desdobramentos dentro da esfera criminal. A delegacia de polícia do município instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias de uma agressão contra uma professora, ocorrida na última segunda-feira, 14. A situação foi registrada dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, na localidade de Monte Castelo. A mãe e a tia de um aluno teriam sido as autoras da agressão.

Segundo o delegado titular da DP de Pantano Grande, Anderson Faturi, a professora teria chamado a atenção do aluno em sala de aula por causa do seu comportamento. Foi então que a mãe solicitou uma reunião na coordenação pedagógica da escola para abordar a situação. A conversa acabou se tornando uma discussão e a mãe do estudante e sua irmã, que a acompanhava, agrediram a docente. Os detalhes das circunstâncias serão apurados pela polícia nas próximas semanas.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso com pistola na RSC-287

Publicidade

Na terça-feira, 15, a Prefeitura de Pantano Grande, em conjunto com a Secretaria de Educação e a Emef Machado de Assis, divulgou uma nota de repúdio aos fatos ocorridos (confira na íntegra abaixo) e prestando solidariedade à profissional. “É inadmissível que educadores saiam de casa sem a certeza de que voltarão em segurança. O ambiente escolar deve ser um espaço de aprendizado, acolhimento e respeito, não de medo e insegurança”, diz uma parte do texto.

A nota também reforça que as providências cabíveis já foram tomadas e que os agressores responderão criminalmente pelos atos. “Cumprimos nosso papel de acolhimento e apuração das situações apresentadas, seguindo os trâmites legais com o apoio das autoridades competentes para investigar rigorosamente este incidente e tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de nossos professores e de todos os membros da comunidade escolar.”

LEIA TAMBÉM: Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez sobre desaparecimento em São Paulo

Publicidade

Caminhada da Paz

Após o ocorrido da última segunda-feira, a Emef Machado de Assis promoveu na manhã de quinta, 17, a Caminhada da Paz, visando reforçar a importância do respeito dentro da comunidade escolar. Durante o trajeto, estudantes e funcionários carregaram mensagens contra a violência.

A iniciativa teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e também contou com a presença do prefeito Mano Paganotto; do secretário da Educação, Ananias de Matos; do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Rodrigues; além de membros da pasta, equipes diretivas de outras escolas municipais, conselho tutelar e Brigada Militar.

Confira a nota da Prefeitura de Pantano Grande na íntegra

O Executivo Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Escola Machado de Assis repudiam veementemente toda e qualquer forma de violência no ambiente escolar!

Publicidade

É inadmissível que educadores saiam de casa sem a certeza de que voltarão em segurança. O ambiente escolar deve ser um espaço de aprendizado, acolhimento e respeito, não de medo e insegurança.

É inaceitável que aqueles que se dedicam ao nobre ofício de ensinar sejam alvo de intimidação e violência.

Presenciamos tempos difíceis de banalização da violência e fortalecimento de ódios de todo tipo na sociedade. Ódios que se alimentam nas redes sociais, extrapolam os ambientes virtuais e reverberam traduzidos em ações de violência na realidade escolar.

Publicidade

O respeito mútuo e a colaboração entre a escola, os alunos e suas famílias são fundamentais para promover um ambiente educacional seguro, saudável e produtivo. A conduta de ameaçar ou agredir um educador não é apenas repugnante, mas também atenta contra os valores fundamentais de respeito, civilidade e cooperação que buscamos promover em nossas comunidades escolares.

Nos solidarizamos com a nossa profissional, familiares e amigos pelos fatos ocorridos na tarde de ontem na EMEF Machado de Assis.

Providências cabíveis já foram tomadas, onde os agressores irão responder criminalmente pelos seus atos. Cumprimos nosso papel de acolhimento e apuração das situações apresentadas, seguindo os trâmites legais com o apoio das autoridades competentes para investigar rigorosamente este incidente e tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de nossos professores e de todos os membros da comunidade escolar.

Publicidade

Reiteramos nosso compromisso inabalável com a defesa dos direitos e da dignidade de nossos educadores e reafirmamos nosso comprometimento em garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. Seguiremos na luta para garantir respeito, segurança e condições dignas de trabalho para todos que constroem a Educação pública!

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.