Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FISCALIZAÇÃO

Polícia Federal está de olho no aeroporto de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Policiais federais vêm observando os protocolos de segurança adotados na aviação regional, junto ao Aeroporto Luiz Beck da Silva

Responsável também por fiscalizar a aviação civil, a Polícia Federal (PF) tem a função de orientar, coordenar e supervisionar uma série de atividades de segurança relacionadas à entrada, permanência e saída de pessoas no setor aeroportuário brasileiro. E a situação não muda quando se trata de aeroportos regionais. Desde o último dia 4, faz parte das atribuições da delegacia da PF de Santa Cruz do Sul a fiscalização dos voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, entre o município e Porto Alegre, no Aeroporto Luiz Beck da Silva.

A atribuição é nova para o órgão federal com sede no município. De todas as 57 cidades do Rio Grande do Sul sob circunscrição, Santa Cruz é a única com ponto de aviação regional. No último sábado, 7, o delegado Elton Manzke foi até o aeroporto para acompanhar de perto o voo e analisar as instalações do local. Segundo ele, alguns ajustes devem ser tomados neste início de processo para melhor segurança dos procedimentos. “Sugeri algumas medidas, como a aquisição de uma raquete detectora de metais, para passar no corpo da pessoa e na bagagem. A gente não acredita que possa acontecer, mas é importante essa prevenção”, comentou Manzke.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Gazeta testa voo de Santa Cruz a Porto Alegre com a Azul

Publicidade

Desde o início da operação da Azul, os passageiros são indagados sobre possuírem algum objeto de metal em suas malas. Por isso, segundo o delegado da PF, o equipamento torna-se uma opção viável e prática, uma vez que a inspeção das bagagens por meio de uma máquina de raio-x, como acontece em aeroportos internacionais, não é exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em pontos de aviação regional. Manzke ainda explica que a abertura de bagagens só é feita diante de situações específicas. “Se tu não tens uma fundada suspeita, não podes sair abrindo malas. Somente nos casos em que algum passageiro possa estar carregando algum equipamento perigoso ou ilícito. Vamos acompanhar frequentemente as situações e, havendo suspeita, aí podemos abrir uma determinada bagagem”, disse ele.

Uma reunião está sendo marcada para os próximos dias entre a PF, Prefeitura e Azul para ajustar os detalhes referentes à segurança.

Despacho de arma de fogo

Outra das responsabilidades da PF, esta exclusiva, remete ao controle e autorização do embarque de passageiro armado e ao despacho de arma de fogo e munições em aeronaves. Para tanto, inicialmente, a pessoa precisa acessar o site da Polícia Federal e as abas “Todos os serviços” e “Aeroportos”, e escolher entre as opções “Embarcar armado” ou “Despachar arma de fogo”, para preencher as guias de autorização.

Publicidade

Após imprimir esse documento, o passageiro deve procurar a PF com antecedência e levar a passagem e o registro da arma – não precisa necessariamente levá-la à delegacia. “Todos os policiais federais estão habilitados no Sistema de Controle de Aeroportos, o Siscaer, onde conferimos essa guia, os dados da arma, se está no nome deste passageiro, se tem porte ou guia de trânsito para levar essa arma até onde quer”, explicou o delegado Elton Manzke.

Delegado Elton Manzke mostra o sistema onde as guias precisam ser emitidas

Outra sugestão feita pelo delegado à Azul Linhas Aéreas é a construção de uma caixa de areia junto à estrutura do aeroporto. “Já existem as embalagens específicas para lacrar esses equipamentos, por isso, a caixa de areia também é necessária para fazer o desmuniciamento da arma. Após conferência, por segurança, ela é despachada junto no porão do avião, e não na bagagem de mão dos passageiros, ficando sob responsabilidade do comandante”, explica.

LEIA MAIS: VÍDEO: Azul inaugura linha de Santa Cruz a Porto Alegre

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.