Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

PF cumpre mandados em operação que apura irregulares na prestação de serviços

Foto: Álvaro Pegoraro Folha do Mate

Cerca de 15 agentes da Polícia Federal cumpriram dois mandados de busca em Venâncio Aires, nesta quarta-feira, 9. A ação fez parte da Operação Autoclave, que apura supostas irregularidades na prestação de serviço por uma Organização Social (OS) em contrato firmado para atuação em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de São Leopoldo.

Na Capital do Chimarrão, um dos mandados foi cumprido em um prédio onde funciona o Banrisul, na Rua Osvaldo Aranha; e outro em uma sala, no prédio do Work Center, na esquina da Osvaldo Aranha com a Conde D’Eu.

De acordo com informação da assessoria de comunicação da PF, o trabalho foi desenvolvido em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo a investigação, que começou em julho de 2018, a OS não estaria fornecendo todos os serviços estabelecidos em contrato e não faria a prestação de contas de forma adequada. 

Publicidade

Desde que foi contratada, em março de 2017, o valor total recebido pela Organização Social foi de aproximadamente R$ 21 milhões. Durante a execução, várias falhas na prestação do serviço foram apontadas ao Gestor do Contrato pela Comissão de Fiscalização e pelo Tribunal de Contas do Estado e, mesmo assim, houve renovação em novembro do ano passado.

As informações coletadas no inquérito policial indicam a possibilidade de que a OS mantenha contatos falsos com representantes municipais, que podem indicar favorecimento em certames ou prejuízos à competitividade de licitações em outras cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.