Uma quadrilha de criminosos foi desarticulada na manhã desta sexta-feira, 25, por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na cidade de Novo Hamburgo, na região do Vale dos Sinos.
Conforme as investigações, o bando criou um perfil falso nas redes sociais do chefe da Polícia Civil do RS, delegado Emerson Wendt, com o intuito de extorquir vítimas de veículos roubados, para as quais eram oferecidos “supostos serviços” de recuperação.
A operação da Polícia Civil foi denominada “Profile” e teve como objetivo combater crimes praticados na internet, como estelionato, extorsão e falsidade ideológica.
Publicidade
“Durante a investigação, verificou-se que a imagem da Polícia Civil estaria vinculada ao perfil social, o que induzia as vítimas ao erro, já que não desconfiavam se tratar de um golpe. Assim, acabavam fornecendo informações e dados pessoais via WhatsApp”, contou o delegado João Paulo de Abreu.
Policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Novo Hamburgo. Documentos e materiais foram apreendidos em uma Lan House onde suspeitos criaram o perfil falso do chefe de polícia.
Publicidade
This website uses cookies.