A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou operação policial nesta quinta-feira, 22. O objetivo é reprimir os crimes de associação criminosa, falsificação de documentos públicos, adulteração de sinais identificadores e receptação de carros roubados.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Parobé e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, e na cidade de São Paulo/SP. Foram apreendidos, entre outros objetos, R$ 15,8 mil em dinheiro, diversos celulares e documentos veiculares.
LEIA TAMBÉM: PRF apreende carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 1 milhão
Publicidade
As medidas judiciais cautelares executadas nesta quinta são decorrentes de investigações iniciada há cerca de cinco meses, quando chegou ao conhecimento da Polícia Civil a existência de uma quadrilha especializada na adulteração de veículos e falsificação de documentos públicos.
A primeira ocorrência foi registrada no início do mês de abril, quando dois homens foram presos fabricando placas falsificadas, que seriam utilizadas para clonagem de veículos roubados.
A investigação
Na sequência da investigação, a Polícia Civil realizou ações que demonstram que a quadrilha possui fortes conexões com grupos criminosos do estado de São Paulo. Apurou-se que boa parte do material para clonagem, especialmente as placas em branco, eram desviadas da capital paulista e entregues por correio para os criminosos do Rio Grande do Sul.
Publicidade
Os investigados respondem a Inquérito Policial que apura a prática dos delitos, em tese, de associação criminosa, adulteração de sinais identificadores, receptação e falsificação e uso de documento falso. As identidades deles não foram divulgadas.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade