Polícia

Polícia deflagra operação contra facção responsável por assassinar adolescentes em Porto Alegre

Na manhã desta terça-feira, 24, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre e com apoio das demais forças de segurança, deflagrou a Operação Per la Madre. A ação, que contou com a participação de 420 policiais civis, 120 policiais militares e 30 policiais penais, combateu a organização criminosa responsável pelos homicídios de dois adolescentes no Bairro Cascata, na capital gaúcha.

A investigação foi motivada por um homicídio ocorrido na noite de 19 de abril deste ano, quando os irmãos Marina Maciel dos Santos, de 16 anos, e João Francisco Maciel dos Santos, de 14, foram baleados por criminosos na Avenida Herval, no Bairro Cascata. Eles tinham saído para comprar refrigerante e não tinham envolvimento com o crime. Outras três pessoas foram atingidas, mas foram socorridas e passam bem.

LEIA TAMBÉM: Criminosos assaltam residência e roubam R$ 60 mil de idoso

Publicidade

Em maio, o mesmo grupo ainda foi responsável por dois ataques: no dia 15, contra uma senhora que chegava em sua casa, na Rua Francisco Martins, no mesmo bairro, e foi atingida por um tiro no ombro; e quinze dias depois, com disparos contra uma loja de conveniência. Neste último, ninguém foi atingido.

A partir das investigações, os policiais também conseguiram descobrir mais sobre um outro crime, ocorrido na tarde de 27 de setembro do ano passado, até então considerado um “cold case” (caso sem autoria definida) no Departamento de Homicídios. Em uma barbearia do mesmo bairro, os criminosos atingiram fatalmente Eliezer Samuel Silveira Lucas, de 12 anos, e o barbeiro Edgar Rodrigues Lisboa, de 26. Ambos eram inocentes. O alvo era um outro indivíduo, este sim ligado ao crime, mas que conseguiu escapar e ficou ferido sem gravidade.

LEIA TAMBÉM: Polícia identifica suspeita em caso de bebê encontrado morto em caminhão de lixo

Publicidade

O comandante do Comando de Policiamento da Capital, Coronel Luciano Moritz, ressalta que mais do que nunca, a integração entre as forças de segurança buscam resultados para mitigar os homicídios na cidade. “Quando um bonde é mobilizado para realizar um ataque e não encontra o alvo, acaba efetuando disparos sem se importar de atingir pessoas inocentes, como as investigações comprovaram.”

A Operação Per la Madre cumpriu mais de 200 ordens judiciais, sendo 66 mandados de prisão preventiva e 137 mandados de busca e apreensão. Até a metade da manhã desta terça-feira, 24, foram 49 presos, além da apreensão de sete armas de fogo, 130 quilos de maconha, sete quilos de cocaína, crack e munição. As ordens são cumpridas em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Sapucaia do Sul, Gravataí, Parobé, Capivari do Sul, Charqueadas e Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, em Santa Catarina.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.