Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPERAÇÃO MARGARIDAS II

Polícia cumpre mandados em Santa Cruz durante operação de combate à violência contra mulher

Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 8, em todo o Rio Grande do Sul, o Dia D da “Operação Margaridas II”, com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, alusiva aos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, conta com a participação das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Estado e das Delegacias de Polícia distritais. A coordenação foi da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (DIPAM) da Polícia Civil, sob comando da delegada Jeiselaure Rocha de Souza.

Em todo o Rio Grande do Sul, até o momento, 425 agentes em cerca de 180 viaturas, já cumpriram 135 mandados de prisões, 163 mandados de busca e apreensão e 490 verificações de denúncias de violência doméstica. Mais de 127 pessoas foram presas por mandado judicial e 78 foram presas em flagrante. Também foram apreendidas mais de 51 armas de fogo, 663 munições e 42 armas brancas.

Somente em Santa Cruz do Sul, desde o dia 1° de novembro, foram verificadas 16 denúncias de violência contra mulheres no município e 165 ocorrências foram registradas. Outras 29 mulheres solicitaram medidas protetivas e 55 inquéritos foram remetidos ao Judiciário.

Publicidade

Nesta quarta-feira, durante a operação, a Polícia Civil cumpriu nove mandados de busca e apreensão. Nessas ações, recolheu uma arma de fogo e quatro armas brancas. Além disso, foram feitas intimações aos agressores, identificação de testemunhas, acompanhamento para retirada de pertence das vítimas, dois autos de prisão em flagrante por descumprimento da medida protetiva e posse irregular de arma de fogo. Nesta quarta, foram registrados mais casos de violência doméstica, incluindo violência contra idosas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz realiza 1ª Semana de Combate à Violência contra as Mulheres

As ações da primeira fase da “Operação Margaridas II” começaram no início do mês de novembro e as mobilizações foram potencializadas a partir de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra. A atuação da Polícia Civil na repressão e investigação qualificada nos crimes envolvendo violência de gênero contra as mulheres se deu com diversas campanhas, em todo o Estado, objetivando a conscientização da população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres. As ações foram efetuadas em forma de palestras, campanhas de arrecadação destinadas a casas de acolhimento para mulheres, campanha para adquirir celulares para proporcionar que as vítimas tenham acesso à comunicação, ações de conscientização em locais de grande circulação de pessoas nos municípios. Além disso, foram realizadas caminhadas pelo fim da violência contra as mulheres, entrevistas para imprensa, rodas de conversa com a comunidade e exposição fotográfica realizada com vítimas que conseguiram superar e romper o ciclo da violência.

Publicidade

LEIA MAIS: Delegacia firma parceria com a Unisc para atender vítimas de violência doméstica

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.