A Polícia Civil recuperou nesta sexta-feira, 15, parte dos netbooks que tinham sido levados da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul. A ação da 1ª Delegacia de Polícia faz parte da Operação Alegria, que vem investigando furtos realizados em instituições de ensino do município e de outras cidades próximas nos últimos meses. Dois jovens foram presos em flagrante durante o cumprimento dos mandados, no Bairro Faxinal Menino Deus.
Segundo a delegada Ana Luísa Aita Pippi, titular da 1ª DP, foram cumpridos dois mandados, por volta das 9 horas. Na primeira residência foram localizados dois netbooks. Na segunda foram encontrados outros três. Em cada uma delas foi preso um jovem, por receptação. Três equipamentos tinham ainda um selo indicando que se tratava de patrimônio do governo do Estado. “Dos outros dois eles já tinham tirado essa etiqueta”. Os objetos foram reconhecidos pela direção da escola. Na oportunidade foram levados 26 netbooks. Um já tinha sido recuperado no dia 25 de dezembro.
Nos últimos meses, pelo menos 15 escolas teriam sido alvo dos criminosos. Os policiais seguem investigando os casos, com o objetivo de localizar os autores e recuperar o máximo de objetos levados. A polícia faz o alerta para que a comunidade não adquira equipamentos sem procedência garantida. “A orientação é para que não comprem e se, por acaso, souber que alguém está vendendo ou oferecendo entre em contato com a investigação da 1ª Delegacia de Polícia”, afirma Ana Luísa.
Publicidade
A delegada ressalta ainda que os furtos aconteceram em escolas públicas. “Além de incentivar o furto, quem compra está também tirando das escolas da rede pública. As crianças estão deixando de ter esse material. E eu falo em crianças humildes, que muitas vezes não tem isso em casa. A única oportunidade delas terem acesso a esses equipamentos é na escola. Estão tirando é dessas crianças”, afirma.
This website uses cookies.